Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como o estresse está relacionado com o aumento de peso

Médicos da Clínica Benessere esclarecem a relação de forma clara e objetiva

Com a rotina corrida e cheia de tarefas, é comum que as pessoas relatem o estágio de estresse. Mas afinal, o que seria e como evitá-lo? Para entender as causas é necessário conhecer os mecanismos estressores internos e externos, os quais estão relacionados à personalidade, como o perfeccionismo, autocobrança exacerbada e a pressa, ou mudanças provocadas pelo ambiente, como o trânsito caótico, doença na família, morte de entes queridos e pressão no trabalho, por exemplo.

“De forma prática, quando uma pessoa se estressa gera uma resposta metabólica primitiva de defesa e proteção, onde corpo libera um hormônio chamado cortisol, que faz com que o corpo libere adrenalina e insulina. A adrenalina libera açúcar na corrente sanguínea rapidamente porque o corpo precisa de energia para contrair músculos e a insulina faz com que a glicose entre mais rápido na célula para termos mais energia, otimizando o trabalho da adrenalina”, afirma Dr. Alisson Melo, médico da Clínica Benessere.

“Quando isso acontece, várias vezes ao dia, uma pessoa começa a sentir mais vontade de comer doces e carboidratos simples, como pães, porque a insulina está circulando no sangue e o sistema nervoso central entende que o corpo precisa de mais energia atuando em áreas da fome no cérebro. Esse é um ciclo vicioso que o corpo não entende que deve parar: quanto mais estresse, mais cortisol, maior a vontade de comer doce e maior o ganho de peso”, completa Dr. Elifas Rodrigues, médico da Clínica Benessere.

O estresse está presente nas diversas situações do dia a dia, todavia existem alguns hábitos capazes de amenizá-lo, como buscar uma boa noite de sono, cuidar da saúde, alimentar-se de forma saudável, praticar exercícios regularmente e ter momentos relaxantes. É preciso controlar os mecanismos estressores e mudar a forma de enfrentá-los, entendendo nossos limites e estabelecendo prioridades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo