Brasil,

Saúde mental se destaca como símbolo das Olimpíadas de Tóquio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Saúde mental se destaca como símbolo das Olimpíadas de Tóquio

De acordo com psiquiatra, além do preparo físico, as questões psicológicas afetam diretamente o rendimento dos atletas e podem diminuir risco de lesões

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam oficialmente nesta sexta-feira (23), mas já provaram que o tema desta edição será a importância da saúde mental para os atletas. Os australianos Ryan Broekhoff e Liz Cambage, representantes do basquete masculino e feminino, abriram mão da competição em nome da saúde mental. Por outro lado, o atual campeão olímpico de arremesso de peso, o americano Ryan Crouser, revelou que investiu muito no trabalho de preparação psicológica para conseguir repetir o ouro olímpico. Segundo o atleta, a ansiedade afetava negativamente o seu desempenho nas competições.

De acordo com a Dra Livia Castelo Branco, psiquiatra, Coordenadora do Núcleo de Sexualidade da Holiste Psiquiatria, as questões psicológicas afetam diretamente o rendimento dos atletas profissionais e, inclusive, podem diminuir o risco de lesões. “O acompanhamento psicológico é essencial nos momentos de conflitos, grandes decisões ou estresse, pois facilita o controle de sintomas como ansiedade, medo, tristeza e raiva. Lidando melhor com os próprios sintomas, é possível melhorar a concentração, relacionamento com a equipe, redução do risco de lesões e de comportamentos que possam prejudicar o time”, explica.

Atletas que ‘travam’ sob pressão

A psiquiatra lembra que existem casos emblemáticos de atletas que travam na hora de uma competição. Esse comportamento de paralisação pode estar associado à ansiedade em momentos tensos da competição. Os esportistas sonham em poder participar de uma olimpíada, mas todo o processo de preparação e a disputa em si são situações que exigem muito da mente e não só do corpo. Por isso, o acompanhamento psicológico já é realidade nas delegações.

“A cobrança excessiva por resultados, regras exageradas para a rotina, episódios de violência psicológica, restrição de momentos de lazer e descanso, associados à falta de suporte emocional no ambiente de competição, aumentam o estresse do indivíduo, que se tiver vulnerabilidade a transtornos mentais e pouca resiliência, pode desenvolver sintomas ansiosos, depressivos e, em casos mais graves, problemas com álcool ou drogas”, detalha.

Falando sobre Saúde Mental

No começo do ano, a segunda melhor tenista do mundo, Naomi Osaka, abriu o jogo sobre saúde mental. A atleta revelou sofrer de crises de depressão desde o título do Aberto dos EUA de 2018 e afirmou que ficaria longe das quadras por tempo indeterminado. Felizmente, o acompanhamento médico se mostrou efetivo e Osaka vai representar o Japão nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Para Livia Castelo Branco, o posicionamento de estrelas como Naomi Osaka são importantes porque reforçam que o sofrimento psíquico tem tratamento. “O relato de pessoas famosas de diversos setores na sociedade, mostrando que o sofrimento psíquico em muitos momentos é desnecessário e tem tratamento, contribui com a desmistificação da saúde mental e encoraja as pessoas a compartilhar suas lutas, ajudar-se mutuamente e procurar auxílio profissional”, aponta.

Quando o assunto é saúde mental, a informação é o primeiro passo do tratamento. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://holiste.com.br/

Sobre a Holiste

A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, que atua há 20 anos no mercado baiano. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), ambas unidades localizadas no bairro da Pituba.

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar