Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conectividade via satélite é aposta do setor marítimo para garantir crescimento e melhorar a vida dos marinheiros

Segundo relatório da Thetius, patrocinado pela Inmarsat, os serviços digitais que visam o bem-estar da tripulação serão fundamentais para a capacidade do transporte marítimo de oferecer melhores condições para marinheiros, em operações globais

A Inmarsat, líder mundial em comunicações via satélite, acaba de lançar um relatório com tendências globais sobre o mercado marítimo, reafirmando seu compromisso em contribuir para a melhoria das condições de trabalho das tripulações até 2050. O relatório oferece recomendações sobre como o transporte marítimo, instituições de treinamento e serviços de bem-estar podem responder às necessidades de mudança para marinheiros no futuro.

O estudo é intitulado com a provocação: "Teremos um futuro justo para os marinheiros?" e se baseia em informações coletadas em meio à crise das tripulações durante o período de isolamento, oriundo do avanço da COVID-19, e que ainda necessita de respostas. Fazendo uma análise da indústria marítima até 2050, o relatório sugere que epidemias e pandemias podem se tornar mais comuns, prevendo que problemas de segurança da tripulação, fadiga e casos de assédio provavelmente não serão reduzidos no curto prazo. No mais, o levantamento alerta sobre como as situações de abandono e criminalização dos marinheiros são problemas crescentes que precisam ser tratados.

Diante deste cenário, aparentemente desanimador, o relatório também destaca a conectividade como uma necessidade. Os marinheiros em 2050 provavelmente terão maior interação e envolvimento com equipes em terra, destaca a pesquisa. Além disso, estratégias econômicas do setor marítimo e planos para a redução de emissão de carbono apontam para estadias mais curtas nos portos. As soluções para a garantia do bem-estar terão um foco mais digital do que o contato físico e pessoal. Tripulações menores e folgas em terra também significarão menos dependência dos centros de apoio presentes mar. Portanto, os serviços de assistência online crescerão ainda mais.

"Com base em experiências recentes, nas rápidas mudanças do ambiente digital e relatos de autoridades do setor, este relatório oferece uma visão clara sobre papel crítico que a conectividade e a tecnologia desempenharão no bem-estar da tripulação nos próximos anos", disse Ronald Spithout, presidente da Inmarsat Maritime.

A Thetius identificou uma série de tecnologias que serão críticas para o bem-estar futuro da tripulação e a Inmarsat tem dado suporte para a sua adoção imediata. "A pandemia de 2020-21 poderá ser vista como um ponto de inflexão da telemedicina", afirma Spithout. O relatório destaca ainda como os sistemas de monitoramento e gerenciamento de fadiga provavelmente substituirão o registro manual das horas de descanso.

Após lançamento em 2020 do Crew Welfare Open Innovation Challenge (Desafio de inovação aberta do bem-estar da Tripulação) pela Inmarsat e pela Shell Shipping & Trading, com consultoria da Thetius, um software fornecido pela empresa Eupnoos e Workrest está sendo testado em alto mar para a viabilização de um gerenciamento inteligente da fadiga, a partir dos dados coletados pela tecnologia aplicada.

Em 2050, os marinheiros já terão nascido na era digital, mas o uso de inteligência artificial (IA), impressão 3D e tecnologia de realidade ampliada (XR) a bordo ainda exigirá níveis mais altos de treinamentos técnicos. Sinais de mudança também são aparentes, com o Isle of Man Registry trabalhando com a start-up Tapiit na criação de um aplicativo para treinamento de transmissão ao vivo, e organizações como o Ocean Technology Group, oferecendo treinamento marítimo usando fones de ouvido de RV.

"Somos totalmente conscientes dos sacrifícios que nossos marinheiros fazem para manter a economia mundial funcionando. Este novo relatório inclui propostas importantes para a criação de uma organização global em defesa desses profissionais e uma revisão estratégica urgente dos serviços de apoio. Estamos fazendo tudo ao seu alcance, melhorando a conectividade e os serviços digitais que apoiam a segurança, o desenvolvimento profissional contínuo e o bem-estar da tripulação, bem como trabalhando continuamente em colaboração com instituições de apoio, armadores e administradores para fornecer serviços de bem-estar aprimorados", ressalta Spithout.

O lançamento deste relatório também ocorre quando a Inmarsat se prepara para lançar uma versão atualizada de seu portal Fleet Xpress, Fleet Hotspot . A novidade esperada para o terceiro trimestre de 2021, cria a possiblidade de melhor acompanhamento das frotas.

"Este serviço atualizado incluirá novos recursos interessantes para as tripulações, incluindo a capacidade de criar sua própria conta ‘Fleet Hotspot’ e utilizar créditos em vários dispositivos", conclui o presidente da Inmarsat Maritime.

SOBRE A INMARSAT

Inmarsat é a líder mundial em comunicações via satélite. Ela possui e opera o portfólio global mais diversificado do mundo de redes de telecomunicações móveis por satélite, e detém um portfólio de espectro global multicamadas, abrangendo banda L, banda Ka-band e banda S, permitindo uma amplitude e diversidade inigualáveis nas soluções que oferece. A rede de distribuição global da Inmarsat há muito tempo estabelecida no mercado inclui não apenas os principais parceiros de canal do mundo, mas também sua própria forte capacidade de varejo direto, permitindo a garantia do serviço ao cliente final.

A empresa tem um histórico inigualável de operar as redes globais de telecomunicações móveis por satélite mais confiáveis do mundo, sustentando aplicações comerciais e de missão crítica de segurança e operacionais por mais de 40 anos. É também uma grande força motriz por trás da inovação tecnológica em comunicações móveis via satélite, sustentando sua liderança através de um investimento substancial e de uma poderosa rede de tecnologia e parceiros de fabricação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo