Brasil,

PANDEMIA - Home Office veio para ficar, mas tome cuidado para evitar problemas para sua saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Pessoto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ortopedista do HSV dá orientações para que o trabalho em casa possa ser exercido de forma segura, evitando lesões e garantindo uma boa qualidade de vida.

A partir da pandemia mundial de covid-19, as pessoas tiveram a necessidade de fazer adaptações em suas rotinas em um curto espaço de tempo. Uma delas foi o home office, que passou a ser prática comum e que mesmo após a pandemia deve permanecer. Trabalhar no conforto do lar tem suas vantagens, mas requer alguns cuidados para que não se torne um problema de saúde a médio e longo prazo.

O médico ortopedista especialista em cirurgia da mão, Helton Hiroshi Hirata, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) lembra que nas empresas, de forma geral, há uma equipe que faz toda uma avaliação ergonômica do local de trabalho. Em casa, nem sempre a mobília é a mais adequada ou mesmo o ambiente. “O ideal é que a borda superior da tela do notebook esteja na altura dos olhos; os braços devem estar apoiados sobre a mesa a 90 graus; os joelhos devem estar a 90 graus em relação ao quadril e, caso não alcance o chão, pode-se colocar um suporte sob os pés; os punhos na posição neutra e o mouse próximo ao teclado; a cadeira deve permitir que a coluna esteja bem apoiada e confortável. No caso de usar telefone, deixe em viva-voz ou apoiado de forma correta na mão, nada de apoiar sobre o ombro para continuar digitando”, enumera o especialista sobre os principais cuidados.

O médico explica que as principais consequências para quem não leva esses cuidados em consideração, podem ser os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que geralmente causam dores crônicas e que podem aumentar conforme a continuidade das atividades. Também entram nesta lista tendinite, bursite, lombalgia e miosite.

“Além dos sintomas físicos, também podem gerar irritabilidade, perda de concentração, baixa produtividade e demais problemas emocionais”, completa o médico. “Por isso, além de seguir essas orientações, é importante que o ambiente de trabalho seja tranquilo, que tenha a luminosidade adequada, que se possa ter um intervalo de 10 minutos a cada hora trabalhada e, se for o caso adaptar a ginástica laboral em casa, enfim, que o trabalho de casa possa ser tão prazeroso quanto na empresa, conciliando vida profissional e pessoal que passam a ocupar o mesmo ambiente”, diz.

O tratamento para esses problemas inclui em primeiro lugar a correção da causa, depois o tratamento medicamentoso, em alguns casos fisioterapia para a reabilitação e em casos mais graves uma cirurgia. “Cada organismo responderá de uma forma, por isso, o mais adequado é prevenir os problemas”, conclui.

Postura, altura do computador, cadeira adequada são alguns dos cuidados para manter a saúde durante o home office


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar