São Camilo investe em horta urbana para levar alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos a pacientes e colaboradores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina CW
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Projeto, que dispõe de uma área de 16 mil hectares na Unidade da Granja Viana, atende também os hospitais da Pompeia, Ipiranga e Santana

O cuidado com a qualidade de vida e o bem-estar integra uma série de ações de prevenção e promoção à saúde na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, tendo como um dos pilares o estímulo à alimentação saudável. Assim, surgiu, em março de 2020, em parceria com o Instituto Kairós, o projeto da horta urbana na Unidade da Granja Viana, em uma área de 16 mil hectares destinada ao cultivo de diversos produtos sem agrotóxicos, seguindo o modelo da agroecologia.

De acordo com Tatiana Cristina Sales Bononi, supervisora de nutrição da Unidade, todos os alimentos produzidos no espaço são utilizados no preparo das refeições de pacientes e colaboradores da Rede, beneficiando também as unidades Pompeia, Santana e Ipiranga.

“A Rede realizou um estudo para a construção de uma composteira, além de investir na implantação de meios de cultivos para a melhor produção de hortifrutis, como o consórcio de espécies e utilização de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)”, ressalta.

Ela explica também que a Rede São Camilo SP criou um centro de treinamento para nutricionistas e cozinheiros dentro da Unidade de Cotia.

“Na Unidade Granja Viana, 100% das verduras são produzidas na horta, sem temperos artificiais, utilizando caldos (vegetais, frango, carne, PANC) para agregar sabor e valor nutricional às refeições. Os alimentos são usados integralmente, incluindo cascas e talos, com o objetivo de aproveitar o máximo de cada ingrediente e combater o desperdício”, reitera.

Hoje, o projeto conta com ao menos 30 espécies de PANC, além de mais de 85 variedades de verduras, ervas aromáticas, legumes e frutas. Do total produzido mensalmente, 17% atendem a pacientes e colaboradores da Unidade Pompeia, 28% de Santana e 27% do Ipiranga.

Dra. Aline Thomaz, CEO da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, destaca que o projeto tem como base o conceito “do campo para a mesa”, cujo propósito é contribuir para que o cultivo dos alimentos ocorra da forma mais natural possível.

“Esse processo gerou aprendizados importantes a todos, alinhados com a missão da instituição de promover a saúde de forma ampla, valorizando a qualidade de vida e os bens naturais que dispomos em busca de uma gestão mais sustentável”, reforça.

As ações não apenas viabilizam a oferta de alimentos mais saudáveis a todos, mas também contribuem com o meio ambiente, atraindo a atenção do Greenpeace. A organização não governamental ambiental incluiu a horta urbana em um documentário que reúne projetos que valorizam a agricultura familiar e agroecologia.

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo

As Unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. O hospital da Pompeia é acreditado pela Joint Commission International (JCI). A unidade São Camilo Oncologia, por sua vez, é referência em Pesquisa Clínica no Brasil, sendo considerada Top Recruitment - o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.

Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.

No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.