Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Diagnóstico de hipotireoidismo congênito em recém-nascidos não pode ser adiado nem na pandemia, alerta endocrinologista

Dra Tânia Bachega, presidente da SBTEIM, fala sobre detecção e terapia da doença que afeta um em cada 2/4 mil bebês

O hipotireoidismo congênito (HC) é uma das mais doenças endócrinas mais comuns em crianças. Afeta, aproximadamente, um em cada 2 a 4 mil bebês, sendo também uma das causas mais frequentes de deficiência intelectual.

Os bebês afetados podem apresentar, ao nascimento, uma icterícia prolongada, choro rouco, fontanelas alargadas, hérnia umbilical e macroglossia (aumento da língua); porém, vale a pena ressaltar que muitos bebês são assintomáticos em fases iniciais da doença.

A enfermidade é causada por alterações na formação da glândula tireoide ou na sua migração para sua posição pescoço na vida fetal. Também pode ter relação com defeitos em enzimas necessárias para a produção de hormônios tireoidianos.

De acordo com a endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), Dra. Tânia Bachega, apesar da pandemia, o teste do pezinho, que diagnostica a doença, não pode ser adiado, “este exame é uma sentença de vida para o bebê, deve ser coletado até o quinto dia após o nascimento e os pais devem exigir o resultado do exame antes de 30 dias de vida”, recomenda.

Na opinião da médica, sem o diagnóstico e a terapia precoce, com o tempo, os bebês passam apresentar alterações do desenvolvimento neurológico e motor, além de queda de cabelos, diminuição da velocidade de crescimento e deficiência intelectual em graus variáveis. “A instituição da terapia, que é realizada pela reposição por via oral do hormônio da tireoide antes de 30 dias de vida, permite o desenvolvimento totalmente normal, evita a deficiência intelectual, além do benefício de um custo baixo”, ressalta a especialista.

Diagnóstico

No Brasil, a triagem neonatal, em todo o país, para o hipotireoidismo congênito, tornou-se obrigatória desde 2001. Para que este exame seja efetivo na prevenção de complicações da doença, o ideal é que seja coletado em maternidades com 48 horas de vida do bebê, ou quando coletado nas UBS, entre o terceiro ou no máximo no quinto dia de vida.

“Importante lembrar que um teste do pezinho com resultado positivo não define que o bebê realmente é afetado. Esta criança deve ser rapidamente submetida a outro exame, o teste confirmatório, que definitivamente determinará se o bebê é afetado ou não, com rápido início do tratamento para os casos afetados”, conclui a endocrinologista.

SBTEIM

A Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) tem como objetivo principal reunir profissionais envolvidos com estudos e pesquisa relacionados à Triagem Neonatal no Brasil. Visa ainda estimular e divulgar os processos diagnósticos e terapêuticos de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas, que possam prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido.

Anteriormente denominada Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal - SBTN, foi fundada em 18 de setembro de 1999 e, após longo período de inatividade, a SBTN ressurgiu no dia 18 de março de 2016, em São Paulo.

A SBTEIM tem como premissa, defender a dignidade do profissional que se dedica à Triagem Neonatal e aos EIM, além de resguardar e proteger os interesses dos pacientes e familiares que se beneficiam de um diagnóstico precoce; e orientar à terapia correta no tempo adequado e acompanhamento de suas enfermidades ao longo da vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo