Brasil,

Rins: como cuidar desta dupla vital para o bem estar de nosso corpo?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Geyse Alencar
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Conheça algumas ações importantes no seu cotidiano que podem interferir no bom funcionamento dos rins

Classificado como parte da família de órgãos vitais, os rins são essenciais para o bem estar e saúde, logo o seu desempenho, é totalmente dependente dos hábitos diários de vida de cada indivíduo. Os rins demonstram sinais importantes quando o seu funcionamento não está adequado, como: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma, edemas, eliminação de urina muito clara, anemia, dentre outros sintomas. Assim funciona a maior parte das doenças renais.

Atualmente, estima-se que 10% da população Brasileira tenha algum grau de enfermidade ligada à função renal. O número chega a dobrar em pessoas entre 65 e 75 anos. Mas, ao contrário do que se pensa, muitos problemas neste órgão podem surgir ainda na infância ou em qualquer outra idade. No Brasil, a inflamação crônica dos rins – ou nefrite – ainda é a principal causa de insuficiência renal, seguida do diabetes e da hipertensão arterial (pressão alta).

Cálculos renais (pedras nos rins), infecções urinárias de repetição e doenças menos frequentes, como a doença policística dos rins, também podem gerar a insuficiência. De acordo com o Juan Araújo, enfermeiro especializado em Saúde da Família e comunidade e UTI Adulto, docente titular da São Camilo e idealizador do programa Pronep Nefro, quando o paciente tem um comprometimento da função renal (diagnosticado previamente pelo nefrologista - médico que cuida dos rins), chega a necessidade de optar por terapias dialíticas como a Diálise peritoneal automatizada ou a Hemodiálise.

“Se a pessoa descobrir que seus rins não estão trabalhando como deveriam é preciso fazer um acompanhamento médico, fazer exames com regularidade, cuidar muito bem da pressão arterial e da glicemia, além de outras modificações que ocorrem na doença renal, como mudanças nos níveis de cálcio e fósforo”, conta o especialista que é responsável por um programa que oferece toda a assistência em domicílio para os pacientes nefropatas.

Desta forma, além de poupar o paciente da exposição aos riscos durante o traslado para clínicas e hospitais, o serviço oferece soluções que priorizam a segurança, conforto e a autonomia dos pacientes dependentes de terapia dialíticas. “É um trabalho que contempla a vigilância clínica, por meio da coleta de exames e acompanhamento dos resultados em sua própria casa, e ainda monitoramento telefônico e telemedicina de suporte. Assim, promovemos a assistência coordenada às necessidades do paciente, colocando-o no centro dos cuidados”, explica.

Dicas de ouro para cuidar dos rins:

- Diminua o consumo de sal nos alimentos. O recomendado é até cinco a seis gramas por dia.

- Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.

- Não fume e evite bebidas alcoólicas.

- Acompanhe a sua pressão arterial e, se for o caso, mantenha a diabetes controlada.

- Cuidado com a automedicação, principalmente os analgésicos. Remédios só com a indicação do médico.

Home care no Brasil

Antes mesmo da pandemia, a Atenção Domiciliar já vinha apresentando crescimento. De acordo com o Censo 2019/2020 do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor teve um aumento de 22,8% no país – o número de estabelecimentos saltou de 676, em junho de 2018, para 830 em dezembro de 2019.

A Fipe estima ainda que, caso o setor de Atenção Domiciliar encerrasse seus serviços, seriam necessários 20.763 leitos hospitalares adicionais ao ano para os atendimentos que hoje são supridos pela atenção domiciliar. Esses leitos representam 4,87% do total de leitos hospitalares. Estimativa do NEAD mostra que o setor cresceu 20% desde maio de 2020.

Sobre a Pronep Life Care

A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida. Atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.

Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.

A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International - JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar