Atletas podem ser acometidos por insuficiência cardíaca em decorrência de complicações cardiovasculares
A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença que acomete 26 milhões de pessoas no mundo, inclusive atletas, de acordo com os dados da Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca (REBRIC). A doença geralmente é desenvolvida entre os esportistas devido a um problema cardíaco não identificado precocemente. Em jogadores de futebol, o problema é recorrente e muitos podem ter sua carreira interrompida em decorrência das complicações cardiovasculares. Como forma de conscientização, foi instituída a data 9 de julho como o Dia Nacional de Alerta Contra a Insuficiência Cardíaca. De acordo com a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), Marlene Oliveira, se engana quem pensa que por praticar esportes está livre de doenças cardiovasculares e é extremamente necessário que os esportistas estejam mais atentos a esses problemas e tenham acompanhamento médico de perto.
Ainda segundo a REBRIC, a doença mata três vezes mais do que o câncer de próstata e mama. Na Eurocopa deste ano, o jogador dinamarquês Christian Eriksen sofreu uma parada cardíaca durante uma partida e atualmente faz uso de um cardiodesfibrilador interno (CDI) para controlar as batidas irregulares do coração e prevenir possíveis complicações no órgão. Ex-jogadores como Abel Braga, Renato Gaúcho e Muricy Ramalho convivem com a arritmia, que pode gerar uma insuficiência cardíaca, caso não tenha os devidos cuidados.
A IC é caracterizada pela dificuldade do coração em bombear o sangue para corpo, impossibilitando o transporte do oxigênio para órgãos e tecidos De acordo com o cardiologista Fernando Augusto Alves da Costa, do comitê científico do Instituto Lado a Lado Pela Vida, nos atletas o problema pode ter diversas causas. “Fatores genéticos, condições cardíacas não diagnosticadas precocemente, como a arritmia cardíaca, hipertrofia do coração e até mesmo o excesso de exercícios podem gerar no esportista uma parada cardíaca, por exemplo e, consequentemente uma IC”, explica. Tais ocorrências lesionam o órgão e o impede de funcionar corretamente.
A presidente do LAL, Marlene Oliveira, alerta que na maior parte da população uma das causas mais comum da insuficiência cardíaca é o infarto do miocárdio, mas outros fatores como hipertensão, diabetes, doença de chagas e até o uso abusivo de álcool pode se tornar um fator de risco. Vale ressaltar que o consumo excessivo de sal piora o controle e pode acelerar o aparecimento da IC.
Desde 2008, o instituto atua na disseminação de informação de qualidade sobre saúde do homem, câncer e, desde 2014, assumiu importante liderança no país também na promoção da saúde cardiovascular. Por meio de sua campanha Siga seu Coração, o LAL destaca o assunto da Insuficiência Cardíaca e promove debates e eventos para dar ênfase a ela e às demais doenças cardiovasculares.
“Desde a criação da nossa campanha batemos na tecla da prevenção, da promoção da saúde e da importância do diagnóstico precoce, que são as melhores formas de alcançar a qualidade de vida. É indispensável falar sobre o tema, esclarecer e conscientizar a população de que há meios de prevenção, combate e controle da IC. É primordial incorporarmos hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada, uma vez que o mau hábito alimentar é responsável pelo surgimento de muitas complicações cardíacas”, afirma Marlene.
No dia 7/7, o LAL promove uma Live para quem deseja saber mais sobre a IC
Na quarta-feira, 7/7, das 19h às 20h30 o Instituto Lado a Lado pela Vida realizará uma LIVE com o tema “Alerta Máximo para IC”, com a participação do cardiologista e membro de seu comitê científico Fernando Augusto Alves da Costa, doutor pela Faculdade de Medicina da USP, membro do American College of Cardiology e da European Society of Cardiology.
Nesse evento digital, que terá a mediação da jornalista Andressa Simonini, editora executiva da revista Pais & Filhos, a Insuficiência Cardíaca será abordada de forma didática, apontando o que as pessoas podem fazer para prevenir a doença e cuidar melhor do coração. A ideia do encontro é falar de mitos e verdades, dar dicas e, principalmente, alertar àqueles que não se cuidam e acabam por prejudicar o coração. Além do destaque para a IC, os temas que também serão incluídos no na agenda do bate-papo, são:
- Alimentação saudável
- Exercício físico
- Obesidade
- Pressão alta
- Colesterol alterado e triglicérides
- Diabetes
- Estresse
O acesso para a Live será divulgado no Portal www.ladoalado.org.br e nas mídias sociais Instagram e Facebook do Instituto LAL
Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)
Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário