Brasil,

Puberdade precoce: crianças se tornando adultas antes do tempo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Sarti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Alimentação e comportamento das crianças podem impactar diretamente na saúde e desenvolvimento da puberdade precoce.

Os jovens estão amadurecendo cada vez mais cedo, dando a impressão de que já nascem prontos. Surgimento das mamas, crescimento dos pelos pubianos, aparecimento de acnes e pelos faciais, é imaginável em um adolescente. Mas, alguns casos fazem parte da vida de um grupo mais novo.

A puberdade precoce está cada vez mais presente no desenvolvimento dos jovens e pode trazer um grande problema na saúde deles. Segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), 80% dos casos se desenvolvem pela sua forma padrão, como a puberdade central verdadeira, onde o corpo libera de forma antecipada a produção dos hormônios da testosterona, nos homens, e do estrogênio, na mulher.

A adolescência é a fase que há o pico de liberação hormonal, entre 10 e 16 anos, quando os jovens começam desenvolver características corporais de um adulto. Entretanto, na puberdade precoce, esse desenvolvimento se dá bem antes do normal, por volta dos 8 anos de idade. Pesquisadores afirmam que a maioria dos casos estão relacionados ao comportamento social da criança, como alimentação e sedentarismo.

Alimentação pode levar à puberdade precoce

A alimentação é a principal fonte de nutrientes, vitaminas e sais minerais que podemos encontrar, e são fundamentais para uma vida saudável. Entretanto, estudos apontam que a má alimentação pode levar a criança a desenvolver patologias, como no caso da puberdade precoce.

É como explica a Dra. Bruna Tincani, Endócrino Pediatra, “muito se fala sobre a antecipação da puberdade nos últimos anos. O interessante é que este fenômeno tem ocorrido mais no sexo feminino, e não vem ocorrendo com a mesma proporção no sexo masculino. Há algumas teorias apontando que os vilões da história possam ser os disruptores endócrinos, que são substâncias que agem no organismo imitando alguns hormônios “.

Para a endocrinologista pediátrica, os pais precisam ficar atentos à alimentação de seus filhos, pois a obesidade infantil e o sobrepeso podem acelerar a produção hormonal da testosterona e estrogênio, consequentemente, acarretar o surgimento da doença. A Dra. Bruna Tincani dá dicas aos pais para implementar comportamentos saudáveis em seus filhos. “Estabelecer uma rotina adequada de sono, ter alimentação saudável, fazer atividade física regular. E manter seguimento médico periódico, para que qualquer alteração seja notada precocemente, haja a possibilidade de tratamento na época certa”, orienta.

A desinformação pode ser um aliado no surgimento da patologia, como na falta de atenção aos sinais do desenvolvimento da doença, e até mesmo, no que a criança pode comer. Mitos como a ingestão de proteínas como o frango e a soja podem atrapalhar na preparação de refeições positivas no tratamento contra a puberdade precoce.

“Utilização de hormônios na alimentação de aves é mito. Comercialmente inviável, desnecessário e proibido. O que alguns frangos contêm na criação, é o uso de antibióticos, o que não tem relação com hormônios e puberdade”, explica a Dra. “Já no caso da soja, ela contém idoflavona, que é um fitoestrogênio. Ou seja, esta substância é capaz de se ligar a receptores de estrogênio no nosso organismo e imitar fracamente sua ação. Então a recomendar é não exagerar no consumo. Ainda não temos dados suficientes para contraindicar o alimento ou estabelecer uma quantidade diária segura. Mas o ideal é ter bom senso, e não exagerar”, complementa a endocrinologista.

O papel da endocrinologia infantil é crucial no acompanhamento da patologia nas crianças. A Dra. Bruna recomenda que as crianças também adotem a prevenção através de exames de rotina periódicos, para que o diagnóstico de possíveis patologias seja precoce e facilite no melhor direcionamento do tratamento. “Vale lembrar que quanto mais cedo o início do tratamento, melhor o resultado final. O endocrinologista precisa acompanhar de perto o tratamento de bloqueio hormonal. Avaliar como estão se desenvolvendo os carácteres sexuais e calcular periodicamente a velocidade de crescimento durante o tratamento”, conta a especialista.

Medicamentos para puberdade precoce

A maioria dos casos de puberdade precoce, de natureza idiopática, quando não há uma causa patológica específica, tem seu tratamento de forma padrão, através de medicamentos que inibem o desenvolvimento excessivo de hormônio. Estes medicamentos têm seu princípio ativo o acetato de leuprorrelina, que é uma substância inibidora hormonal, que bloqueia a produção dos ovários e dos testículos e, consequentemente, atua evitando a produção da testosterona e do estrogênio nas crianças com puberdade precoce.

É claro que a sua indicação depende de cada nível da puberdade precoce, e é necessário o acompanhamento de um médico especialista. O acetato de leuprorrelina não é encontrado em farmácias e drogarias comuns, como a do seu bairro, por exemplo. Empresas farmacêuticas como a Singular Medicamentos comercializam estes produtos em diferentes dosagens e marcas laboratoriais. “Atualmente, o tratamento de uma puberdade precoce é realizado unicamente através de medicação. Em geral o tratamento é simples e não tem efeitos colaterais”, afirma a Dra. Bruna.

A Singular Medicamentos é uma das pioneiras no tratamento da puberdade precoce com o acetato de leuprorrelina. Desde 2011, quando a empresa foi fundada, presta o atendimento especializado à pacientes que necessitam de medicamentos para puberdade precoce. A tecnologia evoluiu e permitiu que as crianças recebessem medicamentos de qualidade e maior eficiência. Hoje você encontra a leuprorrelina em diversas formas, o que garante uma maior abrangência no tratamento.

Atualmente, a Singular Medicamentos tem promovido uma ação voltada especificamente ao tratamento da puberdade precoce, através da veiculação de conteúdos e vídeos reais de pacientes, para esclarecer sobre a doença e desmistificar a puberdade precoce. Além disso, a empresa está com diversos benefícios disponíveis aos seus clientes, para que garantam informações e produtos de qualidade que auxiliem no tratamento das crianças com puberdade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar