Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabe como é feita a orientação hormonal para mudança corporal para pessoas Trans?

Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+

A população trans no mundo é estimada entre 0,1 % a 2,7 %, chegando a 1,3% a 2,7% na faixa etária escolar. Indicada conforme a Resolução CFM nº 2.265, de 20 setembro 2019, a terapia hormonal para afirmação de gênero permite que o corpo da pessoa trans se alinhe ao seu gênero de identificação. “A assistência endocrinológica à pessoa trans deve ser singularizada, integrada, e em equipe multidisciplinar, disponível em todo o território nacional”, declara Dr. Magnus Dias da Silva, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

A Endocrinologia é a especialidade médica capacitada para conduzir este seguimento com segurança e eficácia. Para a mulher trans, a terapia é realizada com hormônios feminizantes – estrógenos – que, em doses adequadas, bloqueiam a produção/ação endógena de testosterona. Quando há dificuldade no bloqueio, podem ser indicados antiandrógenos ou até a orquiectomia (remoção cirúrgica dos testículos).

Os estrógenos podem ser orais, transdérmicos ou injetáveis, já os antiandrógenos podem ser orais ou injetáveis. As mudanças corporais iniciam-se por volta de dois a três meses de tratamento, e as modificações corporais esperadas podem ocorrer dentro de dois anos.

No homem trans, a terapia baseia-se no uso exclusivo de testosterona com metas e doses fisiológicas variáveis, podendo ser por via transdérmica ou intramuscular. As mudanças corporais iniciam-se entre três e seis meses, e se completa por volta de dois a cinco anos de terapia hormonal, a partir do qual se inicia a fase de manutenção das mudanças corporais.

Pessoas trans sem suporte multidisciplinar podem apresentar até quatro vezes mais sintomas depressivos, além de maiores taxas de tentativa de suicídio (41%) comparadas com a população geral (1% a 6%). Há relatos de que 35% das crianças e adolescentes com questões de variabilidade de gênero sofrem violência física, e 12% sofrem violência sexual.

O ato de rejeição ou preconceito contra pessoas trans é chamado transfobia e está dentro do espectro da LGBTQIAfobia. Nos últimos 10 anos, foram relatados cerca de 100 a 180 assassinatos de pessoas trans por ano no Brasil. Só em 2020, em todo o mundo registrou-se 350 mortes, sendo 175 delas ocorridas no Brasil. “Por isso, dar visibilidade e oferecer assistência a essa população adequadamente é uma atitude humanitária tão importante e urgente”, finaliza Dr. Magnus.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo