A solução está no ar
Com ferramentas da biotecnologia, a CROP simulou um ambiente com o SARS-CoV-2 e testou produtos com eficácia de mais de 99% na eliminação do vírus com equipamentos para purificação do ar
Com o avanço da crise sanitária provocada pelo SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, os pesquisadores estão em busca de soluções para combate à doença. De olho nessa oportunidade, a CROP Biotecnologia, startup que visa solucionar os problemas atuais da área, agora atua em testes para validação de equipamentos e produtos virucidas. De acordo com estudos realizados pela Clinical Infectious Diseases, o ar é a maior via de contágio do novo coronavírus através da propagação de partículas aerossolizadas. Pensando em tornar ambientes mais seguros, a CROP Biotecnologia não poupou esforços em agir.
Inovando seu leque de atuação, a CROP trabalhou na validação de um equipamento elétrico por meio de uma abordagem inédita. O Sterilair STR-4 é um purificador de ar com eficácia comprovada na eliminação de bactérias, ácaros, vírus e fungos. Foram realizadas adaptações tecnológicas para conseguir gerar uma névoa de SARS-CoV-2 em um sistema que tido como hermético (fechado, no qual o ar de dentro não é extravasado). Nesse ambiente, o Sterilair é instalado para fazer os testes e então analisar se as gotículas de vírus geradas pela nebulização seriam exterminadas. A metodologia e o aparato de testagem são exclusivos da CROP Biotecnologia que realiza os projetos em parceria com grandes centros de pesquisa do país, como a UNESP.
O Sterilair possui um bloco aquecedor, por meio do ar é esterilizado em decorrência da alta temperatura (pode chegar a 270 °C). Nos testes, o vírus foi nebulizado no sistema, depois o ar contaminado passou pelo bloco aquecedor e então recuperado em gotículas para a análise da presença e inativação da SARS-CoV-2. O desenvolvimento do projeto só foi possível pelo empenho dos engenheiros e pesquisadores associados à startup, e deste modo, muitos produtos com grande potencial de combate à COVID-19 estão sendo avaliados para lançamento no mercado.
Com a plataforma e os testes criada em tempo recorde, os resultados impressionam: o equipamento testado foi capaz de eliminar mais de 99% do vírus presente. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até agora. A CROP pode inovar seu modelo de negócio e ratificar a eficácia de um produto eletrônico no combate à crise sanitária ocasionada pelo coronavírus, o produto certamente tornará os ambientes mais seguros nesse grave momento”, afirma Aruã Prudenciatti CEO da CROP.
Sobre a CROP
CROP Biotecnolgia (Consumable Rengineered Organomolecules Pharming) é a primeira startup de biotecnologia a transformar a abordagem para doenças crônicas e de relevância, facilitando e promovendo adesão do usuário aos produtos, por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras, trazendo a biotecnologia para perto de quem precisa, buscando solucionar os problemas atuais da área. Tem como parceiros a FAPESP, Hospital das Clínicas da UNESP de Botucatu e UNESP. Como clientes, atende Visto.bio, CAIO, DentalClean, Nchemi.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>