Brasil,

Consulta Pública para atualização do tratamento de espondilite anquilosante no SUS se encerra em 17 de maio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Piasentin
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Quando não tratada adequadamente, a inflamação pode evoluir até a perda parcial ou total dos movimentos

Todo mundo sabe o quanto dor nas costas incomoda, não é mesmo? Mas nem todo mundo sabe que dor nas costas frequente pode ser sintoma de doenças crônicas como artrite reumatóide, dor ciática, espondilite anquilosante, hérnia de disco ou artrose1.

A espondilite anquilosante (EA), em especial, é uma inflamação nas articulações da coluna, que pode também atingir as articulações presentes na região das nádegas2. As dores e a rigidez causadas pela doença são piores após repouso, principalmente pela manhã, e melhoram com atividades físicas3.

“A EA pode ser difícil de diagnosticar. Para o diagnóstico, ainda é necessário que tenha alteração no RX e leva tempo para que surjam essas alterações. Além disso, muitas pessoas com EA acham que a dor nas costas que sentem se deve a algum tipo de tensão física ou a correlacionam com algum esforço físico realizado, fazendo com que as pessoas levem muito mais tempo para procurar ajuda e, consequentemente, ter o diagnóstico correto”, explica a doutora Tatiana Karenini Muller, médica reumatologista dos Hospitais Moinhos de Vento e Hospital São Lucas-PUCRS.

Os reumatologistas são os especialistas para o diagnóstico de EA e para indicar o melhor tratamento de acordo com o cenário individual de cada paciente5. Quando não tratada adequadamente, a inflamação pode evoluir até a perda parcial ou total dos movimentos. Além de prejudicarem as articulações, as inflamações causam dores constantes e impactam a qualidade de vida podendo gerar problemas psicológicos como ansiedade e depressão6.

Ainda não existe cura para espondilite anquilosante, mas a boa notícia é que há tratamentos e medicamentos disponíveis para reduzir os sintomas e controlar a dor7. Atualmente, existem medicamentos que podem inclusive retardar a progressão da doença disponíveis para acesso no Brasil tanto no mercado público quanto privado.

No sistema único de saúde, o SUS, Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença inclui o fornecimento de medicamentos anti-inflamatórios6 e, quando em falha, medicamentos biológicos podem ser indicados para pacientes funcionando na inibição da proteína que provoca inflamação8.

Acesso ao tratamento – sua opinião pode fazer a diferença!

Atualmente está aberta uma consulta pública para a manifestação da sociedade geral sobre a ampliação de medicamentos biológicos na primeira linha de tratamento de EA no SUS9. A consulta pública de número 29 aberta até 17 de maio discute a ampliação de uso de secuquinumabe como primeira etapa de terapia biológica para o tratamento de EA em pacientes adultos. Para saber mais e contribuir com sua opinião, caso se interessar, clique aqui 9

Referências

van der Heijde D, Ramiro S, Landewé R, Baraliakos X, Van den Bosch F, Sepriano A, et al. 2016 update of the ASAS-EULAR management recommendations for axial spondyloarthritis. Ann Rheum Dis. 2017;76(6):978–91.
Sociedade Brasileira de Reumatologia. Doenças. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/doencas/principais-doencas/espondiloartropatias-soronegativas/ Acesso em outubro de 2018.
GBD 2015 Disease and Injury Incidence and Prevalence Collaborators. Lancet. 2016;388 (10053):1545-1602 et Mokdad AH et al. JAMA. 2018 Apr 10;319(14):1444-1472.
Sieper J, van der Heijde D, Landewé R et al. New criteria for inflammatory back pain in patients with chronic back pain: a real patient exercise by experts from the Assessment of SpondyloArthritis international Society (ASAS). Ann Rheum Dis. 2009 Jun;68(6):784-8.
NIH – Medline Plus. Ankylosing Spondylitis. Disponível em: https://medlineplus.gov/ankylosingspondylitis.html Acesso em outubro de 2018 et Van der Heijde D, Ramiro S, et al. 2016 update of the ASAS-EULAR management recommendations for axial spondyloarthritis. Ann Rheum Dis. 2017 Jun;76(6):978-991.
6.Rudwaleit M, Landewe R, van der Heijde D, Listing J, Brandt J, Braun J, et al. The development of Assessment of SpondyloArthritis international Society classification criteria for axial spondyloarthritis (part I): classification of paper patients by expert opinion including uncertainty appraisal. Ann Rheum Dis. 2009;68(6):770–6.
Resende GG, Meirelles ES, Marques CDL, et al. The Brazilian Society of Rheumatology guidelines for axial spondyloarthritis - 2019. Adv Rheumatol. 2020;60(1):19.
Site Ministério da Saúde CONITEC. Disponível em Acesso em 26 abr 2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar