Brasil,

Especialista comenta sobre os riscos de adoecer em tempos de pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Sala
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Mauricio Patrocinio, especialista em felicidade e autor do livro "Por que as pessoas não são felizes?", explica como lidar com os problemas emocionais desenvolvidos durante o período de pandemia

A nova rotina na pandemia vem causando uma mudança inesperada na vida das pessoas e, consequentemente, uma preocupação sobre como agir diante de tudo o que está acontecendo. O maior desafio nesses tempos é saber como lidar com tantas informações, incertezas, notícias negativas e medos, que já existiam ou foram desenvolvidos ao longo do período de quarentena. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros já tinham algum transtorno de ansiedade - como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), estresse pós-traumático, fobias e ataques de pânico, entre outros - e, com as mudanças causadas pela pandemia, os casos de ansiedade aumentaram em 80% entre os brasileiros, de acordo com um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

“Nossa vida funciona como um pêndulo, entre o negativo e o positivo, e o pior é que somos empurrados, constantemente, para o negativo, seja pelos amigos alarmistas e pessimistas ou pelos grupos de WhatsApp, com tantas fake news e brigas políticas. Vivemos, infelizmente, em uma polarização agressiva dos dois lados, no qual o ódio é constante”, explica Mauricio Patrocinio, especialista em felicidade e relacionamentos interpessoais, autor do livro “Por que as pessoas não são felizes?”, empresário e palestrante. “O resultado desse negativismo é um risco enorme de desenvolvermos várias doenças, principalmente as emocionais, como depressão, ansiedade e pânico”, completa.

Para neutralizar o lado negativo, é importante alimentar o outro lado, no caso, o positivo. Para isso, Mauricio aconselha que as pessoas se desconectem um pouco do exagero da negatividade e não fiquem o dia todo em frente à TV ou no celular vendo notícias sobre a Covid-19, apenas meia hora por dia, para ficar ciente do que está acontecendo, já é o suficiente. Preservar suas vontades e procurar hobbies que as ajudem a passar o tempo, de uma forma leve e descontraída, também é muito importante. “Crie regras ou saia de grupos tóxicos, se afaste de pessoas negativas, pessimistas, alarmistas; trate a vida com responsabilidade, mas não se entregue à negatividade. Alimente-se de coisas positivas e edificantes, como bons livros, músicas, filmes de quase todos os gêneros, exceto os de terror ou catástrofes. A sua energia será consequência dessa alimentação”, ressalta o especialista.

De acordo com Patrocinio, o ser humano é movido pelo prazer, em alguns momentos, e pela fuga da dor em outros, e as duas coisas estão completamente relacionadas. “Ninguém imaginava, após nossa sociedade ter sido colocada em uma era do imediatismo por tantas décadas, chegando ao ápice mais recentemente, com a presença da tecnologia em nossas vidas, que teríamos que reaprender tudo. Os mais jovens, talvez, aprender pela primeira vez”, comenta.

A vida mudou e é preciso se adaptar. Antes, todos podiam sair, se divertir, ficar expostos às novidades, lugares, restaurantes, viagens, festas, badalações de todos os tipos. Se antes a sociedade já não estava em sua zona de conforto, agora ela é colocada na zona do caos. Hoje, tudo tem que ser reaprendido. “Então, tente fazer isso da forma mais assertiva possível e use sempre o pensamento positivo à seu favor. Assuma o controle de sua vida e seu mindset, senão a negatividade tomará conta de você e, se alimentando com ela, certamente consequências ruins você terá. Lute por bons hábitos, mesmo que seja desafiador, até que você consiga fazer isso de forma espontânea e seu corpo e sua mente percebam que isso faz bem para você”, finaliza.

Sobre Mauricio Patrocinio

Empresário, palestrante e escritor dos livros "Por que as pessoas não são felizes?" e "Relacionamentos enriquecem". É especialista em felicidade e ajuda pessoas a encontrarem o caminho dela, por meio de planejamento personalizado. Além disso, é especialista há 27 anos em venda direta e marketing de relacionamento, CEO da NewAge Brasil, que trabalha com consultores especializados em todo o Brasil, dando a oportunidade de pessoas abrirem seu próprio negócio e criarem independência financeira em tempos de crise.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar