Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Acretismo placentário está entre as principais causas de morte materna

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Milena Furtado
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Segundo dados da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, cirurgias uterinas e placenta prévia podem aumentar de 40 a 60% o risco de uma paciente desenvolver doença; tema foi abordado durante a 25ª Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana.

O acretismo placentário é uma condição clínica na qual a placenta não se descola espontaneamente da parede uterina ao nascimento e não pode ser removida sem que ocorra uma hemorragia materna, de acordo com definição da Sociedade Internacional de Acretismo Placentário. Segundo dados da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), cirurgias uterinas anteriores e placenta prévia são dois fatores que podem aumentar de 40 a 60% o risco de uma paciente obstétrica apresentar acretismo placentário. O tema foi abordado durante a 25ª Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 830 mulheres morrem todos os dias no mundo por conta de complicações na gravidez e no parto. Com base em informações do Ministério da Saúde, 14% dos óbitos maternos no Brasil são causados por hemorragia, incluindo aquelas decorrentes do acretismo placentário.

Para Dra. Mônica Siaulys, coordenadora do departamento de Anestesiologia do Hospital e Maternidade Santa Joana, o principal problema clínico para gestante com acretismo placentário é a possibilidade de perder grande parte de sua volemia (termo médico para a quantidade de sangue circulando no corpo) em poucos minutos. “Por ser uma patologia com elevada incidência de mortalidade e morbidade, é fundamental que todas as etapas de preparo, suporte no intraoperatório e acompanhamento no pós-operatório sejam seguidos rigorosamente. Somente assim conseguiremos melhores resultados”, compartilhou a especialista durante o evento. Desde o ano passado, a instituição é credenciada a Sociedade Internacional de Acretismo Placentário, grupo voltado ao estudo desta patalogia.

Referência mundial no assunto e editor-chefe do livro “Anestesia Obstétrica: Princípios e Prática, David Chestnut, enfatiza que o acretismo placentário é um grande desafio. “Quando comparamos com 30 ou 40 anos atrás, verificamos que a ocorrência desta doença cresceu nos últimos anos. Isso é multifatorial, e o aumento de cesáreas no mundo é um desses fatores”, explicou o especialista, que já ocupou a presidência da SOAP (Society for Obstetric Anesthesia and Perinatology).

A 25ª Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana ocorreu no último dia 27 de março. Por conta da pandemia da COVID-19, este ano o encontro foi realizado em formato virtual e, inovando mais uma vez, o Santa Joana trouxe grandes nomes da Anestesia Obstétrica mundial como David Chestnut; Brendan Carvalho, chefe da Anestesia Obstétrica no Departamento de Anestesia da Stanford University Medical Center, onde também atua como professor de Anestesia; Carolyn F Weiniger, diretora da divisão de Anestesia Obstétrica e professora de do Centro Médico Tel Aviv Sourasky, em Israel; e Heather Nixon, chefe da divisão Anestesiologia Obstétrica da Universidade de Illinois (Chicago – EUA) e membro do Comitê de Segurança e Educação do Paciente da Sociedade Americana de Anestesia.

A Jornada abordou, ainda, outros temas de relevância como, atualização em pré-eclâmpsia, anestesia para gestante idosa (gravidez tardia - após os 35 anos) e uso do ultrassom em anestesia obstetrícia, além da tradicional aula sobre ‘O que existe de novo em Anestesia Obstétrica’, anualmente apresentada no principal congresso de Anestesia Obstétrica do mundo, o SOAP Annual Meeting. Society for Obstetric Anesthesia and Perinatology).

Também participaram do evento, Dra. Marina Cestari Rizzo, responsável pelo Serviço de Anestesia Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Maria, que moderou a sessão sobre o debate acerca das melhores práticas em analgesia de parto, e a infectologista do Santa Joana, Dra. Camila Almeida que palestrou sobre a COVID-19 na gestação e puerpério.

A edição 2021 contou, também, com o lançamento do 1º Curso Online de Atualização em Anestesia Obstétrica desenvolvido pelo Hospital e Maternidade Santa Joana.

Sobre o Hospital e Maternidade Santa Joana

O Hospital e Maternidade Santa Joana é reconhecido como um grande centro especializado nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato, além de oferecer serviços de alta complexidade para gestações de risco. Referência internacional no atendimento de prematuros de alta complexidade no Brasil, com UTI Neonatal especializada no tratamento de bebês com problemas neurológicos. Além disso, conta com outros quatro protocolos de atendimento voltados para nascimentos pré-termo em suas UTIs Neonatais, dentre eles cirúrgico, cardíaco, prematuro extremo e longa permanência, e UTI Adulto - todas equipadas com o que há de mais avançado no segmento. O Santa Joana também oferece serviços de Medicina Fetal, Centros de Endometriose e Imunização. A Instituição investe continuamente em tecnologia hospitalar e infraestrutura, e é acreditada pela Joint Commission International (JCI) - uma das mais importantes certificações hospitalar do mundo, que atesta a excelência do hospital em segurança do paciente e qualidade do atendimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar