Brasil,

Medicina à distância. Uma realidade? O que vem pela frente?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Maranduba
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

* Por Natalino Barioni

O setor da saúde foi guindado para as manchetes dos principais veículos do país, e faz parte da linha de enfrentamento da crise provocada pelo coronavírus, dando respostas ágeis, mediante um cenário que não podia ser vislumbrado há apenas um ano.

Alinhado a isto, a tecnologia tem tido uma participação importante não só nessa guerra que se estabeleceu pela pandemia, mas em todas as frentes da saúde.

A telemedicina vem sendo discutida há anos e foi normatizada em caráter excepcional e temporário, em virtude da pandemia. Ela tem possibilitado o distanciamento social e até mesmo evitado o contágio de pessoas que puderam ser diagnosticadas à distância sem necessidade de compartilhar uma sala de espera em um pronto socorro, contribuindo para aliviar o volume de atendimentos físicos nesse momento tão crítico.

Mas isto é tudo que pode ser feito? O que nos reserva o futuro próximo?

Hoje a telemedicina é utilizada por planos de saúde, hospitais e clinicas, mas pode encurtar distâncias em um pais continental como o Brasil, viabilizando um modelo híbrido de medicina geral instalado nas comunidades, complementado com atendimento especializado remoto.

Sua tendência é evoluir e ampliar seu espectro de abrangência, contribuindo para tornar a saúde mais acessível e eficiente, mas ela teria uma atuação limitada sem outras soluções, como por exemplo a prescrição eletrônica efetiva, que elimina totalmente a necessidade da prescrição impressa por meio de uma assinatura digital do profissional de saúde, integrada a uma rede de farmácias com cobertura nacional, permitindo que um amplo portfólio de medicamentos seja disponibilizado para toda população, num processo mais simples de promoção médica, menos impactado pelos aspectos geográficos e sócio econômicos.

Por outro lado, a rápida desospitalização, ou transferência do paciente do hospital para sua residência é cada vez mais valorizada. O fato de estar em um ambiente familiar afeta o indivíduo de forma positiva, fazendo com que sua recuperação seja mais rápida e menos traumática.

Neste aspecto, os serviços de home care cumprem um papel decisivo, mas em futuro próximo veremos progredir o uso de tecnologias que possibilitem o rastreamento constante das condições crônicas e agudas do paciente em sua própria casa. A internet 5G, pela sua velocidade e disponibilidade, permitirá que equipamentos remotos transfiram informações em tempo real e que até mesmo a dosagem de um medicamento adicionado ao soro seja alterada sem a presença física do profissional da saúde, independentemente de sua localização. Tudo isto por meio de sistemas de monitoramento de resposta remoto e sistemas de resposta emergencial pessoal. Como se fossem uma evolução dos wearables utilizados atualmente por atletas.

A Inteligência Artificial é outro trunfo nesse futuro próximo, pois possibilitará a documentação clínica e análise preditiva, em substituição ao acompanhamento manual e registro das condições do paciente, melhorando a sua experiência e tornando o fluxo de trabalho operacional mais simples e constante.

A Internet das Coisas, por meio de sensores e comunicação de dados implementará o monitoramento de pessoas em trânsito, de forma que pacientes possam ter atividades externas, como prática de exercícios, ida às compras e visitas a parentes, mantendo-se conectados a seus cuidadores.

A inteligência artificial juntamente com a internet das coisas, atuarão como auxiliares no atendimento proporcionado pelo cuidadores e familiares de pacientes, por acompanhar a par e passo, todos as ações, monitorando, “o que” e “como” os procedimentos mais estão sendo cumpridos, por meio de escaneamento contínuo e apoio nos casos de dúvida.

Do ponto de vista tecnológico, estas facilidades já estão disponíveis, mas inovação não se refere somente a tecnologia. As inovações são, acima de tudo, mudanças da sociedade em geral e a sociedade se baseia em paradigmas, que por diversos motivos, como por exemplo a pandemia estão sendo quebrados rapidamente.

Este futuro está próximo.

*Natalino Barioni é fundador da SevenPDV e da Siena Innova, Comitê Inovação, P&D da Interplayers.

Sobre a InterPlayers

A InterPlayers é um hub de negócios da saúde e bem-estar que promove ampla integração com todos os componentes do segmento farmacêutico e hospitalar, com destacada participação no mercado, integrando farmácias, clínicas, hospitais, distribuidores e indústrias em todo território nacional. Apresenta um portfólio com ênfase em Comercial, Trade, Fidelização e Acesso, Geração de Demanda e Serviços ao Paciente, contemplando 49 milhões de pacientes e consumidores e mais de R$ 43 bilhões transacionados no último biênio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar