Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabia que a mastite tem outras causas além da lactação?

Pega correta e frequência do aleitamento ajudam a evitar casos de mastite lactacional - @jverdin20 via Twenty20 (IMAGEM: DIVULGAÇÃO) Pega correta e frequência do aleitamento ajudam a evitar casos de mastite lactacional - @jverdin20 via Twenty20 (IMAGEM: DIVULGAÇÃO)

Doenças autoimunes e outras infecções também podem afetar as glândulas mamárias

A mastite é uma inflamação das glândulas mamárias muito comum durante o aleitamento materno, mas o que muita gente não sabe é que existem outras causas e que o problema pode ocorrer inclusive em homens e crianças. “A mais comum é a lactacional, mas temos tipos causados por bactérias, como a tuberculose e a hanseníase, por fungos, vírus e parasitas, e por doenças sistêmicas, como Lupus e Diabetes Mellitus”, indica a mastologista credenciada da Paraná Clínicas, Dra. Pâmela Bioni (CRM-PR 30.512, RQE 25.982).

Os sintomas são bem parecidos: dor, vermelhidão e calor nas mamas, com nódulos ou áreas endurecidas, febre e, em casos mais graves, abertura de feridas com pus. O diagnóstico depende da análise física e do histórico da paciente. “Pode ser necessário realizar alguns exames complementares, como ecografia mamária, cultura de secreção e até biópsia em casos selecionados, para entender a origem e escolher a abordagem mais adequada para tratar e evitar novos episódios. O tratamento pode variar, mas geralmente é feito com antibiótico, anti-inflamatório e analgésico, para aliviar a dor”, completa a médica.

Prevenção

As mastites lactacionais são comuns nos primeiros três meses de amamentação e têm relação direta com a pega do mamilo pelo bebê e a quantidade de leite produzido pela mãe. Quando o posicionamento não é feito de forma adequada, por exemplo, podem ocorrer fissuras nos mamilos, criando assim uma porta extra para entrada de bactérias.

“Ficar muito tempo sem amamentar é uma das principais causas de ingurgitamento. Além disso, o esvaziamento incompleto da mama, o uso de bicos de silicone e de sutiãs muito apertados também estão entre os erros mais comuns”, aponta a enfermeira do Programa Priori, da Paraná Clínicas, Paula Cristina Zanardo (Coren-PR 97.347). Especialista em amamentação, Paula atende muitos casos de mastite. “E quando recebemos as mulheres na fase inicial, conseguimos evitar o desenvolvimento de complicações e o desmame precoce”, conta.

Em consultório, a enfermeira orienta a massagem da área afetada, com movimentos circulares, para aliviar a dor e a pressão sobre as mamas. “É importante não aplicar calor, porque o calor estimula ainda mais a produção de leite. O ideal é fazer compressa fria”, indica. “Essas medidas são importantes porque ajudam a evitar a infecção”, completa Dra. Pâmela. Segundo as especialistas, mesmo quando a mãe apresenta febre e recebe o diagnóstico de mastite infecciosa, é importante manter o aleitamento. “O leite não precisa ser descartado, pois não está contaminado e não vai fazer mal ao bebê. A mulher pode e deve continuar amamentando normalmente”, enfatiza a enfermeira.

Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo