Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Bolinhas brancas na garganta

Como tirar e evitar essas malcheirosas bolinhas

Presas nas amígdalas, essas bolinhas brancas podem ser bastante comuns. Causando mau cheiro, os Cáseos Amigdalianos, como são também conhecidos, são pequenas bolas esbraquiçadas que se desprendem da garganta com algum esforço ou involuntariamente pelo movimento bucal ou salivar. Com um odor forte, elas podem causar mau hálito e desconforto.

Segundo a Presidente da Associação Brasileira de Haliose, Dra. Cláudia Christianne Gobor, "Os cáseos amigdalianos são uma massinha que é resultado da mistura de microorganimos, células descamadas da mucosa bucal e resíduos alimentares. Ficam suspensos nas amígdalas e podem gerar mau cheiro na boca". Mesmo tendo duas amígdalas, os cáseos não necessariamente ficam presos nas duas, mas podem ser grandes ou pequenos, um ou vários.

Mesmo parecendo simples e sem perigo real, a especialista em halitose explica: "Os cáseos podem gerar muitos problemas bucais, como desconforto, inchaço, irritação local, sensação de algo parado na garganta, gosto ruim e alterações no paladar". Para se prevenir dessas desconfortáveis massinhas e do acúmulo de alimentos nas amígdalas, é importante tomar alguns cuidados, como:

Beber bastante água: A água ajuda na limpeza das criptas das amígdalas, evitando o acúmulo de resíduos nas mesmas;
Evitar alimentos que deixam a saliva viscosa: Chocolates, café e ácool são alguns que podem deixar a saliva viscosa. Segundo a Dra. Cláudia, "A saliva viscosa é a textura que a saliva adquire quando está com grande quantidade de mucina, que é uma substância que favorece a fixação de alimentos e restos celulares na boca. É importante evitar comer alguns alimentos, pois favorecem a permanência de acúmulos de resíduos que resultam no mau hálito";
Escovar os dentes: Já muito sabida, a escovação bucal é de extrema importância para uma boa qualidade de vida. "Escovar os dentes após cada refeição e passar o fio dental ao menos uma vez ao dia é uma questão básica de saúde e higiene. Escovando os dentes após cada refeição, você evitará acúmulos de alimentos nas amígdalas, diminuindo e muito as chances de ter amigdalite caseosa novamente", comenta a Doutora

Ter uma boa saúde bucal é ter uma boa qualidade de vida. Poder comer livremente, falar sem vergonhas e se comunicar com outras pessoas sem maiores problemas é um bem que temos que zelar. As bolinhas brancas que podem surgir na garganta podem ser evitadas com alguns cuidados que te garantem não só a certeza de que não aparecerão mais, como também a melhora na sua saúde.

Claúdia Christianne Gobor

Dentista especializada em halitose

Presidente da Associação Brasileira de Halitose

https://www.bomhalitocuritiba.com.br/

Rua da Paz, n° 195, Sala 102, Mab Centro Médico, Centro/ Alto da XV, Curitiba- PR


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo