Excessos nas festas de final de ano e férias podem causar problemas no fígado
Consumo de bebidas alcoólicas causa sobrecarga e pode levar a lesões graves, com a degeneração das células hepáticas
Com o final do ano se aproximando, começamos a nos preparar para as celebrações de Natal e Ano Novo, com consequente aumento dos índices de ingestão de bebidas alcoólicas. Mesmo durante a pandemia, muitas pessoas devem entrar em períodos de folga e férias e, em geral, realizar pequenas celebrações com consumo de bebidas alcoólicas. Mas o que acontece no nosso corpo após a ingestão de grandes quantidades de álcool? Como o fígado metaboliza excessos? A Dra. Estela Regina Ramos Figueira, médica responsável da Equipe de Transplante de Fígado do Hospital 9 de Julho, explica como funciona esse processo e como o fígado pode sofrer danos severos com a ingestão de álcool.
“Uma pequena parte do álcool ingerido já é absorvido pela língua e mucosa bucal, depois, ao entrar no estômago uma parte maior, sendo no intestino onde ocorre o maior volume de absorção. Essa absorção significa que o álcool cai direto na circulação sanguínea, passando imediatamente pelo fígado. No fígado, o álcool sofre ação das enzimas aldeídodesidrogenase (ADH), que o transforma em acetaldeído, enzima extremamente tóxica. O acetaldeído sofre ação de outras enzimas até ser depurado do organismo. Esse trabalho acaba sobrecarregando o fígado e, quanto maior a ingestão de álcool, mais o fígado é deteriorado pela agressão aguda e crônica das células hepáticas”, explica a Dra. Estela.
O fígado também tem a função de regular os níveis de açúcar no sangue, sendo responsável por administrar uma reserva de glicose, mas quando está ocupado metabolizando a bebida ingerida o órgão perde a capacidade de agir nesse sistema e tem sua reserva consumida pelo álcool, o que pode levar o indivíduo a ter uma crise de hipoglicemia (falta de açúcar no sangue).
“Para evitar a sobrecarga do fígado é importante limitar a ingestão de bebida alcoólica, beber devagar, uma vez que o órgão é capaz de metabolizar apenas 10 gramas de álcool por hora. Isso equivale a meia taça de vinho ou uma lata de cerveja. O consumo de por exemplo 40 gramas em 2 horas ou menos já pode levar ao aparecimento de gordura no fígado. Além disso, ingerir alimentos ricos em proteínas e carboidratos ajuda a diminuir a velocidade de absorção de álcool pelo intestino, dando tempo para o fígado metabolizar melhor o que vai sendo consumido”, afirma a especialista.
Outra dica é beber muita água antes, durante e depois de consumir álcool e, toda vez que for ao banheiro urinar, beber algo não alcoólico como água, suco ou refrigerantes, esses últimos com açúcar para ajudar a balancear o trabalho do fígado.
Se o consumo excessivo de álcool extrapola as festas ou o período de férias e se torna mais frequente, as lesões provocadas no fígado aumentam e o corpo passa a ter menos tempo e capacidade de regenerar as células e, assim, recuperar as lesões. O consumo diário de mais de 30 gramas de álcool já aumenta o risco de doença do fígado, sendo que consumidores mais pesados, com ingestão crônica por mais de 10 anos de pelo menos 80 gramas de álcool apresentam um risco alto de doença do fígado (cirrose) de quase 100%.
Sobre o Hospital 9 de Julho
Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho é referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco-hematologia, Gastroenterologia, Urologia, Trauma e Ortopedia.
Com cerca de 2,5 mil colaboradores e 5 mil médicos cadastrados, o hospital possui 470 leitos, sendo 102 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e três para robótica, incluindo a Sala Inteligente, que permite a realização de cirurgias em sequência.
Além disso, oferece atendimento ambulatorial no Centro de Medicina Especializada com mais de 50 especialidades e 12 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Clínica da Mulher; Longevidade, Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII) e Trauma.
O Hospital 9 de Julho pertence à Rede Ímpar que possui 7 hospitais nos estados de São Paulo (Hospital Santa Paula e H9J), Rio de Janeiro (Hospital São Lucas Copacabana e Complexo Hospitalar de Niterói – CHN) e Distrito Federal (Hospital Brasília, Maternidade Brasília e Hospital Águas Claras) e que se uniu à DASA, líder em medicina diagnóstica no Brasil e GSC Integradora de Saúde.
A instituição possui certificação internacional de qualidade, conferida pela maior acreditadora de qualidade do mundo, a Joint Commission International – JCI, desde 2012. Sua unidade de Transplante de Medula Óssea, atualmente, é a única no mundo com a linha de cuidado certificada pela JCI.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário