SEGS Portal Nacional

Saúde

Estudo inédito indica aleitamento materno como fator protetivo contra a Covid-19

  • Terça, 15 Dezembro 2020 12:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação FUABC
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Recém-publicado no Journal of Human Lactation, trabalho investigou impactos da Covid-19 na gestação e reforça evidências de que não há risco de transmissão da doença durante a amamentação

Pesquisadores do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André (SP), em parceria com o Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo, estão desenvolvendo uma pesquisa para avaliar o impacto da infecção por Covid-19 na gestação, na saúde materna, no recém-nascido e nas práticas de aleitamento materno. Parte dos achados já foi publicada recentemente em uma das mais importantes revistas internacionais do mundo que tratam sobre amamentação, a Journal of Human Lactation.

A pesquisa avalia, entre outros fatores, a presença de anticorpos protetores contra a Covid-19, a imunoglobulina IgA, no leite materno das mulheres que tiveram a doença durante a gestação e/ou que a apresentaram no momento do parto. Trata-se de um dos primeiros relatos de caso no mundo que descrevem a presença precoce (no primeiro dia da amamentação) de anticorpos protetores contra a Covid-19 no leite materno.

Desde junho são acompanhadas mães que tiveram Covid-19 e que tiveram filhos nascidos no HMU-SBC. Em novembro, já são 201 duplas (mulheres e bebês) incluídas nesta avaliação. Todos os bebês estão em acompanhamento, apresentam bom quadro de saúde e não têm evidências de contágio da doença. Na análise preliminar dos dados, realizada com as amostras de colostro, – o primeiro leite produzido após o nascimento da criança –, foi possível identificar o anticorpo protetor para a Covid-19 (IgA Anti-Sars-Cov-2) em 34% das amostras.

Na pesquisa publicada, destaca-se o caso de uma gestante que deu entrada no HMU-SBC na fase aguda da doença e com quadro de síndrome gripal. Vale destacar que a unidade hospitalar adotou como protocolo, desde o início da pandemia, a ampla testagem de gestantes. O foco é evitar transmissões cruzadas e oferecer tratamento clínico adequado para mães e bebês a partir da adoção de protocolos específicos de prevenção e isolamento.

Horas após o parto, a criança permaneceu em aleitamento materno exclusivo e protegido da doença. O primeiro contato pele a pele entre mãe e filha se deu após o parto, em uma sala de isolamento na unidade de puerpério, sob rígidos protocolos de segurança. A dupla permaneceu em um quarto isolado no alojamento conjunto. A amamentação ocorria, sob forma de livre demanda, após a mãe higienizar as mãos com água e sabão e/ou álcool gel e com proteção de máscara cirúrgica. No momento da apojadura (processo inicial de preparo da mama para a produção de leite), a equipe integrante da pesquisa, devidamente paramentada e com o consentimento da puérpera, realizou a coleta da amostra do leite materno por meio de expressão manual para análise. A criança foi submetida aos exames para detecção da Covid-19 com uso de Swab, um cotonete mais comprido, via narina. Feitos com 24 e 48 horas de vida, ambos apresentaram resultado negativo.

“Nenhum estudo disponível na literatura científica comprovou que a infecção por Covid-19 pode ser adquirida pela amamentação. Pelo contrário, com base nos dados coletados neste estudo, nossa hipótese é de que a amamentação seja fator protetor contra a Covid-19, assim como para combater o desenvolvimento de diversas outras doenças. Mamar transmite proteção para a criança, pois são anticorpos prontos. O colostro possui a maior concentração de imunoglobulina A, que age como um poderoso fator de defesa para o organismo do bebê. A amamentação continua sendo a primeira de todas as vacinas. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação deve ser mantida mesmo em mulheres que tiveram ou têm a doença”, explica a docente do departamento de Pediatria da FMABC, Dra. Fabíola Suano de Souza, que integra o estudo.

A mãe e o recém-nascido relatados no estudo receberam alta juntos, no sétimo dia pós-parto, sob orientação de manter a amamentação exclusiva com precauções de contato. A criança foi avaliada após a alta nos dias 10, 25, 45 e 90 de vida e não apresentou sintomas clínicos. Permaneceu em aleitamento materno exclusivo e apresentou desenvolvimento, crescimento e ganho de peso adequados. Já a mãe recuperou-se totalmente da infecção pela Covid-19.

DESDOBRAMENTOS

Todas as mães e bebês seguirão em acompanhamento pela equipe de Ginecologia/Obstetrícia e Neonatologia do hospital até as crianças completarem dois anos de idade. Os dados ainda preliminares que integram o monitoramento mais abrangente das 201 duplas de mães e recém-nascidos estão em fase final de consolidação para posterior divulgação. “Vamos divulgar todas as informações de forma estruturada para a comunidade científica nacional e internacional. Queremos fortalecer ainda mais a importância da amamentação como uma forma de proteção contra a infecção por Covid-19”, completa Dra. Fabíola.

A íntegra do artigo com o estudo de caso pode ser acessada no link https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0890334420960433.

Participam da pesquisa a Chefe do Serviço de Neonatologia do HMU-SBC, Dra. Cibele Wolf Lebrão, a docente do Departamento de Pediatria da FMABC, Dra. Fabíola Suano de Souza, o vice-reitor da FMABC, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, a nutricionista da FMABC, Letícia Veríssimo Dutra, a infectologista do HMU-SBC, Dra. Mariliza Henrique da Silva, a diretora-geral do HMU, Dra. Mônica Carneiro, além da médica residente em Pediatria da FMABC, Manuela Navarro Cruz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Jan 28, 2026 Saúde

Prescrição de medicamentos psiquiátricos por…

Jan 28, 2026 Saúde

Tosse no verão pode surpreender pais e se tornar…

Jan 27, 2026 Saúde

3 passos para manter o equilíbrio mental em 2026

Jan 27, 2026 Saúde

Volta às aulas | Como identificar distúrbios visuais…

Jan 27, 2026 Saúde

Calor intensifica inchaço e desconforto nas pernas e…

Jan 26, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras e cirurgia plástica: quando são…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version