Brasil,

Estudo da Quanta ganha prêmio no Congresso Brasileiro de Cardiologia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camile Triska
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa realizada na clínica curitibana analisou resultados de exames de Cintilografia e escores utilizados para predizer isquemia miocárdica

A necessidade de criar um novo escore clínico para identificação de isquemia miocárdica foi o que apontou um estudo realizado na Quanta Diagnóstico por Imagem, premiado com o primeiro lugar em “Temas Livres” no 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia ocorrido nos dias 20 a 22 de novembro. A pesquisa teve como autora principal a médica residente da Santa Casa de Curitiba Bárbara Benevides Rehme, com coordenação de Miguel Morita, cardiologista e pesquisador da Quanta Diagnóstico por Imagem.

Denominado “Performance dos escores clínicos de probabilidade pré-teste de doença arterial coronária para predizer isquemia miocárdica moderada a acentuada”, o estudo, que agora está em fase de publicação, fez uma análise retrospectiva de dez anos comparando resultados de exames de Cintilografia e escores clínicos utilizados para predizer isquemia miocárdica. Essa é a primeira vez que uma pesquisa avalia escores usando esse tipo de exame. “O estudo mostrou que os escores utilizados hoje na consulta clínica não são os mais adequados para investigar a isquemia miocárdica. Considerando que esses escores são utilizados para investigação de isquemia miocárdica, não só da obstrução das artérias, é necessário que o cardiologista use outras informações”, explica Dr. Miguel Morita.

Atualmente, os escores são calculados em uma consulta para investigar a possibilidade do paciente ter uma doença coronária ou obstrução nas artérias. Para isso, são usados dados da avaliação clínica e entrevista, como sexo, idade, fatores de risco, características da dor no peito, entre outras informações. “Esses dados ajudam a determinar qual a chance de uma pessoa ter obstrução das coronárias e definir se são necessários exames complementares. A análise desses escores já é conhecida para determinar a chance de entupimento nas artérias, mas nós investigamos se eles são bons para investigar a presença de isquemia, que é a diminuição da circulação de sangue para o coração”, revela o cardiologista.

Quando um paciente tem um escore alto, tem uma chance grande de ter obstrução, assim como quem tem escore baixo, tem menores chances. “Esses escores são tão melhores quanto maior a capacidade deles de discernir o paciente que tem do que não tem a doença”, afirma Miguel Morita.

Com os resultados obtidos, o cardiologista assinala que agora precisam ser realizados novos estudos para definir uma nova forma de investigação clínica. “Para distinguir quem tem ou não maior chance de apresentar isquemia miocárdica é necessário um novo escore que indique mais adequadamente a necessidade e o tipo de exames para o tratamento da doença coronária”, esclarece.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar