Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

OTAWA Health desenvolve solução baseada em IA para detectar manchas típicas de Covid-19 em radiografias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Yole
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Projeto visa facilitar a triagem e identificação de portadores de pacientes; empresa foi uma das selecionadas pelo IdeiaGov

Uma aplicação prática de Inteligência Artificial capaz de analisar radiografias de pulmão e detectar padrões visuais de COVID-19, agilizando assim a triagem de pacientes: este é o resultado das pesquisas e testes desenvolvidos pela OTAWA Health, cujo projeto foi um dos selecionados pelo IdeiaGov, hub de inovação que traz soluções de mercado e da sociedade para enfrentar os desafios do Governo do Estado de São Paulo.

O projeto-piloto está em andamento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Conforme explica Paulo Gusmão, Cofundador e CEO da OTAWA Health, a solução recebe automaticamente, em um servidor PACS na nuvem, as imagens radiológicas enviadas pelos equipamentos de raio-X do Hospital das Clínicas e dos hospitais parceiros. Depois disso, a rede neural criada pela OTAWA Health , determina quais são as radiografias de tórax, realiza a análise das imagens e as classifica com Sim ou Não de acordo com a presença de alterações radiológicas sugestivas para covid-19. Atualmente, a rede neural apresenta um AUC 0,93 com 90,0% de sensibilidade e 85,6% de especificidade, e um tempo médio de resposta ao redor de 15 segundos.

"O principal impacto deste projeto é a definição de um processo de triagem de pacientes com sintomas da doença nas emergências dos hospitais, com grande probabilidade de acerto, utilizando para isso apenas aparelhos de raio-X já existentes na grande maioria dos hospitais, clínicas e postos de atendimento espalhados pelo Brasil e pelo mundo", diz Paulo Gusmão.

Além do servidor PACS (Picture Archiving and Communication System, em português, Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens) na nuvem pronto para receber as imagens enviadas pelos hospitais, a OTAWA Health também desenvolveu um aplicativo móvel que permite aos médicos tirar fotos das radiografias de tórax e enviar para a análise pela rede neural com um simples toque na tela. Apesar deste aplicativo não estar fazendo parte do projeto-piloto, para o executivo, o aplicativo móvel tem grande utilidade para médicos que estejam atuando em áreas com baixos recursos, com equipamentos de raios-X mais antigos e sem conexão à internet, e carentes de médicos radiologistas trazendo benefícios significativos para a saúde da população. "Nossa plataforma de IA já possui interface em Português, Inglês e Espanhol, pois os problemas que existem aqui também existem em diversos outros países em desenvolvimento. Além de salvar vidas, o sucesso deste projeto de IA implica em menos desgaste dos profissionais de saúde e seu consequente aproveitamento em outras atividades mais estratégicas", afirma o executivo.

A expectativa é que, ao término do projeto-piloto, a solução possa efetivamente começar a ser utilizada por hospitais em todo o Brasil, uma vez que a pandemia continua presente e a segunda onda já acontece em diversos países.

Sobre o IdeiaGov

O IdeiaGov é um Hub de Inovação que traz soluções de mercado e da sociedade para desafios do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo melhores serviços públicos para o cidadão e mais eficiência na gestão pública.

Liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo e pela Procuradoria-Geral do Estado, o IdeiaGov é operado pelo Impact Hub e conta com diversos parceiros: a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e a Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (PRODESP), além de organizações com atuação nas áreas de geração de negócios, a partir de ciência e tecnologia, inovação em governo e tecnologias sociais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo