Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Uso do fio dental ainda é desafio para a higiene bucal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Foto ilustrativa sorriso Venko - Divulgação Foto ilustrativa sorriso Venko - Divulgação

Ignorado por quase metade da população brasileira, seu uso é importante para se evitar a gengivite, doença que acomete nove em cada dez brasileiros

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Periodontologia (Sobrape), nove a cada dez brasileiros são acometidos pela gengivite, uma inflamação na gengiva. A doença tem tudo a ver com a falta de higiene da boca, que não deve se resumir a escovação, mas incluir também o uso regular do fio dental. É ele que faz o contorno anatômico dos dentes, alcançando locais onde a escova não chega e tirando de lá os resíduos.

O problema é que, de acordo com informações do Conselho Federal de Odontologia (CFO), apenas 57% dos brasileiros declaram usar o fio dental diariamente para a limpeza dos dentes. Essa é uma realidade com a qual os dentistas se deparam diariamente, diz a cirurgiã dentista Carla Rockenbach. “As pessoas ainda encontram resistência diante do fio dental, seja por falta de tempo ou acesso financeiro ao produto”, diz;

A profissional alerta para a forma correta do uso, pois é comum dúvidas se ele deve ser utilizado antes ou depois da escovação. “O ideal é que a limpeza com o fio dental seja feita antes da escovação, e não o contrário, pois você retira a sujeira que a escova não consegue eliminar e traz ela para a flora da boca. A escovação vem em seguida como finalizador, nos dentes, gengiva, bochecha e língua”.

Existem dois tipos de fio dental: o de nylon (multifilamento) e o fio PTFE (monofliamento). No mercado é possível encontrar variações enceradas ou não, com sabores, além de uma infinidade de preços. "Como são de espessuras diferentes, é importante verificar a estrutura da boca, se os dentes são muito juntinhos", explica a dentista.

Ela lembra ainda que o fio dental pode servir de alerta para o paciente, caso a gengiva sangre com sua utilização. “É preciso ficar atento, pois pode se tratar de uma gengivite - estágio inicial para a doença periodontal”, diz. Nessa hora, o dentista deve se procurado, mas Carla lembra que o ideal é não esperar uma emergência para se ir ao consultório. O ideal é que as pessoas façam consultas de rotina duas vezes por ano.

“Além das cáries e problemas periodontais, que afetam gengivas e ossos, existem doenças graves como câncer de boca que pode ser pré-diagnosticado pelo odontólogo, além de infecções bacterianas que podem atingir a corrente sanguínea e chegar ao coração”, detalha.

Para quem almeja a beleza do sorriso, a dentista lembra também que ter uma boca saudável é o primeiro passo para um tratamento estético bem sucedido e rápido. “Um paciente que precisa colocar aparelho ou deseja melhorar o sorriso com facetas, obrigatoriamente vai passar por exames para constatar a ausência de cáries e caso elas existam, elas precisam ser tratadas antes dos procedimentos estéticos”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo