Brasil,

Médico alerta sobre importância para titulação do CPAP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nani Moraes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Quem tem Apneia Obstrutiva do Sono e precisa de tratamento com CPAP, o exame de titulação é a melhor forma de garantir tratamento adequado

Quem tem apneia obstrutiva do sono (AOS) precisa ficar atento com os exames para titulação dos CPAP,.

O alerta partiu do pesquisador do Instituto do Sono, Gustavo Moreira. Ele explica que existem duas formas de se fazer a titulação: de maneira automática, com uso de equipamentos específicos para isso, e manualmente, com o apoio de profissional especializado.

A titulação automática é feita por um equipamento especial. Esse equipamento reconhece apneias e ronco, que aumenta ou diminui a pressão até atingir um nível ideal. A pressão ideal leva à ótima eficácia do tratamento, além de melhorar o tempo de uso do equipamento. Moreira conta que, neste modo de titulação, podem estar envolvidos adultos portadores da apneia obstrutiva do sono, sem comorbidades tais como insuficiência cardíaca, doença pulmonar crônica, entre outras. Não é recomendado em crianças, nem em portadores de apneia central

A titulação manual, por sua vez, é feita no laboratório do sono. Nessa modalidade, um profissional de saúde aumenta manualmente a pressão. Ele segue um algoritmo com objetivo de eliminar as apneias, ronco e melhorar o oxigênio do sangue.

O médico acrescenta que, para se fazer a titulação, é importante que o nariz esteja permeável, ou seja, não se deve fazer a titulação quando o paciente estiver resfriado ou sintomas de rinite. Um profissional de saúde deve realizar os processos, desde a colocação das máscaras até todo o uso do equipamento. Se a máscara for de tamanho inadequado, haverá vazamento e prejudicará o resultado.

Sobre o Instituto do Sono

O Instituto do Sono é um centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento em distúrbios do sono. Fundado em 1992 pelo professor Sergio Tufik, é formado atualmente por mais 100 colaboradores, entre eles médicos de diversas especialidades, técnicos, psicólogos, biólogos, biomédicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos e pesquisadores. Além do atendimento à população, conta com uma área educação continuada que já capacitou mais de 4.000 médicos e outros profissionais de saúde.

O Instituto do Sono faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos. Seu objetivo é fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar