Brasil,

Casos de infarto aumentam mais de 30% durante pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Déborah Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Casos de infarto aumentam mais de 30% durante pandemia

Estresse e medo excessivo são algumas das causas mais significativas para o crescimento

De acordo com o Portal da Transparência, desenvolvido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os casos de infarto aumentaram 31% desde o início da pandemia mundial de coronavírus no Brasil.

De acordo com o relatório, existem duas causas primárias para tal índice: medo da pandemia e a falta de acompanhamento médico ao sentir os primeiros sintomas do problema. Gilmar Reis, cardiologista, diz que muitas pessoas deixaram de visitar o médico durante o período de quarentena. “Foi possível perceber essa diminuição dos pacientes. O pânico no início da pandemia fez muitas pessoas abandonarem, até mesmo, tratamentos em andamento”, alerta o médico.

Dessa forma, pessoas que já possuíam predisposição tiveram os sintomas agravados pelo estresse e medo do período. Enquanto isso, outros hábitos também foram responsáveis por aumentar os riscos. “A ansiedade por si só pode aumentar a necessidade de consumir alimentos perigosos para a saúde, com muita gordura e sal, por exemplo. Na quarentena também houve aumento do sedentarismo, fatores principais para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares”, afirma.

Como prevenir

O principal nesse momento, segundo Gilmar, é conscientizar as pessoas que a visita regular ao médico continua importante e oferece muito mais saúde do que risco. “Seguindo os protocolos estabelecidos de segurança no deslocamento, é possível continuar frequentando o médico para os exames e avaliação de rotina necessários. Caso tenha qualquer alteração, será possível identificar o quanto antes. Enquanto isso, em qualquer sinal incomum como dor no peito, palpitação, dor de cabeça muito forte, o ideal é buscar o médico com prioridade”, cita.

Além disso, uma das maneiras de combater a doença é adotar hábitos mais saudáveis. “Boa alimentação, evitar o uso excessivo de álcool, não fumar e praticar exercícios físicos são itens essenciais”, complementa Gilmar.

Fonte: Gilmar Reis, Cardiologista e especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva, é pesquisador e coordenador do Centro de pesquisa Clínica CARDIOLAB (@dr_gilmarreis).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar