No Dia Nacional de Combate à Tuberculose, HDT alerta sobre cuidados durante a pandemia
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa provocada pela microbactéria mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que atinge diretamente o pulmão e dependendo da forma, também pode se instalar em outros órgãos como, ossos, sistema nervoso e intestinos.
Embora não seja uma doença nova, a tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública mundial. Mesmo que a grande maioria das pessoas possa pensar que a tuberculose é coisa do passado, ela ainda é responsável por cerca de cinco mil mortes por ano no Brasil.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que dois bilhões de pessoas serão infectadas pelo bacilo da tuberculose. Dessas, nove milhões irão desenvolver a doença e dois milhões morrerão por ano.
Mas a doença tem cura e o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, especialistas alertam para a importância da continuidade da terapia, que pode chegar a seis meses e garantir a eficácia no combate à doença.
“O tratamento completo é que vai garantir a cura da doença, por isso o paciente deve respeitar e seguir à risca a orientação médica e tomar os medicamentos corretamente durante todo o período que chega a seis meses.”, explica o infectologista do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad – gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Dr. João Alves.
Pandemia e tuberculose
O mundo enfrenta este ano, uma pandemia grave provocada pelo novo coronavírus e isso tem deixado a comunidade médica em alerta. Em decorrência disso, os cuidados em relação a prevenção à tuberculose precisam ser redobrados. No próximo dia 17 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose e esse dia nunca foi tão importante para tocar no assunto e fazer um alerta à população quanto agora, como explica o infectologista do HDT, Dr. João Alves.
“A nossa maior preocupação tem sido em relação à pandemia. A tuberculose além de ser altamente contagiosa, também tem uma taxa de mortalidade considerada alta caso, o paciente não seja diagnosticado e tratado a tempo. Embora a doença tenha cura, os cuidados em relação à prevenção não devem ser menosprezados. Portanto, fique atento ao menor sintoma que pode ser, tosse seca acompanhada de secreção e em alguns casos com a presença de sangue, febre, cansaço, falta de ar, falta de apetite e perda de peso”, destaca Alves.
O alerta do especialista do HDT também está relacionado à prevenção ao contágio do novo coronavírus, pois ambas doenças atingem os pulmões e podem enfraquecer o organismo humano. “As medidas de prevenção são praticamente as mesmas: evitar aglomeração, não compartilhar objetos de pessoas infectadas, proteger a boca ao tossir ou espirrar, manter práticas saudáveis para fortalecer o sistema imunológico e visitar o médico ao perceber os primeiros sintomas”, confirma o Dr. João Alves.
Atendimentos de tuberculose no HDT - O HDT atendeu de janeiro a outubro de 2020, 120 casos de tuberculose.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário