Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Será que toda mulher deve fazer check-up?  

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ODARA LAGO
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Será que toda mulher deve fazer check-up?  

Para nós da Copplasa, consultoria de benefícios que cuida da saúde de muitas mulheres trabalhadoras e ou dependentes, criar valor para o futuro da saúde dessas pessoas é muito importante.  Talvez o cerne da nossa própria existência como empresa que preza pela saúde de forma global - física, mental e financeira.  Por isso, consideramos tão relevante trazer dados confiáveis e levantar questionamentos que façam sentido para essa população de mulheres jovens, geralmente na faixa entre 20 e 60 anos.  

Quando falamos do tema Saúde da Mulher, nossa maior preocupação é que possamos impactar em todas as vidas, com sugestões de estratégias que mais tragam benefício clínico - comprovado por bons estudos médicos -, e com isso diminuir outras intervenções que não possuem comprovação favoráveis para o futuro delas.  

Se avaliarmos os dados populacionais de uma mulher de 50 anos, média final da faixa de trabalhadoras que atendemos, a chance de complicação de saúde e morte por doenças nos próximos 10 anos, ou seja, entre 50 e 60 anos é muito baixa, perto de 1%[i].  Então, a primeira observação que fazemos ao utilizar esses dados epidemiológicos é: se a chance de complicação futura é muito baixa, o que a medicina oferece como praxe  que são as consultas, exames, remédios, cirurgias, etc. não terão a capacidade de reduzir substancialmente a probabilidade de complicações nos 10 anos seguintes, simplesmente porque essa chance já é mínima.  

A janela de oportunidade que a medicina tem em beneficiar a saúde dessa mulher é muito pequena, por isso, reforçamos que ela própria apoie o projeto futuro da saúde muito mais em hábitos de vida saudáveis do que em consultas, exames e intervenções médicas.  

Em continuidade, segundo uma revisão da literatura[ii] realizada pela mais respeitada instituição de revisões médicas do mundo, a Cochrane Library, quando comparadas populações que realizaram check-ups baseados em exames complementares com cidadãos semelhantes que não realizaram tais exames médicos, não há diferença de mortalidade. Portanto, realizar uma série de exames de rotina anualmente, de forma indiscriminada, não entrega real benefício para o futuro da saúde da mulher, traze apenas uma ilusão reconfortante de que “algo foi feito”.   

Para concluir, citamos as indicações de exames médicos comprovados que trazem benefício para a saúde futura de mulheres jovens não gestantes, recomendadas por uma importante instituição de medicina preventiva dos Estados Unidos a U.S. Preventive Services Task Force):  

Recomendação nível A (maior comprovação de benefício clínico futuro):  

Papanicolau (preventivo ginecológico) a cada 3 anos entre 21 e 65 anos e rastreamento de câncer de intestino grosso a partir dos 50 anos.  

Recomendação nível B (moderada comprovação de benefício clínico futuro):  

Exame de sangue simples após os 40 anos (para avaliação de diabetes e cálculo do risco cardiovascular), mamografia bianual a partir dos 50 anos e exames para doenças transmissíveis (hepatite B e C, HIV, gonorreia, sífilis e clamídia)[iii].    

E isso é tudo! 

Dentre as pesquisas científicas estabelecidas, não há comprovação de que outros exames médicos tragam valor para a saúde futura das mulheres. Sendo assim, em substituição à adoção de outros exames, preferimos abordar esses poucos e estimular bons hábitos de vida.   

A medicina em geral consegue ajudar em um projeto futuro de saúde com as estratégias pontuais relacionadas acima, mas o maior impacto na vida futura da mulher quem faz é ela própria. Parar de fumar, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável todos os dias, beber bastante água, cuidar muito bem dos dentes e gengiva, observar uma boa postura, cuidar do bem-estar e da saúde mental. 

A Copplasa possui ações de educação continuada, monitoramento e auxílio dirigidos pela equipe de Gestão Médica e estima pelo cuidado contínuo e habitual com a saúde pela conscientização e apoio qualificado. 

*Dr. Leonardo Luna, MD, MSc, especialista em Clínica Médica e Cardiologia, mestre em Avaliação de Tecnologias em Saúde e consultor em Medicina Preventiva Baseada em Evidências Científicas da Copplasa, empresa brasileira especializada na gestão de benefícios e seguros.

[i] Woloshin, Steven, Lisa M. Schwartz, and H. Gilbert Welch. "The risk of death by age, sex, and smoking status in the United States: putting health risks in context." Journal of the National Cancer Institute 100.12 (2008): 845-853.  

[ii] Krogsbøll, Lasse T., et al. "General health checks in adults for reducing morbidity and mortality from disease." Cochrane Database of Systematic Reviews 10 (2012).  

[iii]https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/uspstf/recommendation-topics/uspstf-and-b-recommendations  


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar