Brasil,

HDT alerta sobre psoríase

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

No dia 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Psoríase, doença crônica e inflamatória da pele, autoimune, não contagiosa e sem cura que causa lesões cutâneas avermelhadas e descamativas. No Brasil, a psoríase atinge mais de cinco milhões de pessoas, mas a enfermidade ainda é desconhecida pela população e necessita de conscientização para incentivar a busca por auxílio médico.

A dermatologista do Hospital Estadual de Doenças Tropicais (HDT), Dra, Mayra Ianhez, explica que a psoríase atinge homens e mulheres em qualquer idade da vida, e ainda não tem uma causa definida, embora existam influências imunológicas, ambientais e genéticas. “As lesões da doença se manifestam em qualquer lugar do corpo, com predileção para joelhos, cotovelos, e face extensora de braços e pernas, mas também pode atingir as palmas das mãos, pés e na região genital. Durante a evolução, essas lesões podem mudar de tamanho, forma e localização, e em certos casos, se espalhar pelo corpo todo”.

Sintomas e tratamento

Existem vários tipos de psoríase, que apresentam sintomas e tratamentos diferentes. Dentre eles estão: as manchas avermelhadas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas; manchas brancas ou escuras residuais em áreas submetidas a trauma, como tatuagens e queimaduras; pele ressecada e rachada, às vezes, com sangramento; queimação, coceira e dor; unhas grossas, descoladas e com depressões puntiformes.

Um estudo britânico mostrou que, nos casos mais graves, a expectativa de vida do paciente pode diminuir seis anos em comparação com a população normal, podendo evoluir, em um terço, para artrite psoriática, doença que acomete as articulações. Além disso, pessoas portadoras da enfermidade possuem uma chance maior de apresentar outras doenças, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade e depressão.

A dermatologista destaca que além do histórico familiar, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo e uso de certos medicamentos pioram o quadro. “O tratamento da enfermidade pode variar de acordo com os tipos de psoríase. Em casos leves e moderados, a doença pode ser controlada com uso de medicação local, hidratação da pele, exposição moderada ao sol e em casos mais graves, necessitam de um tratamento específico. É importante atentar-se aos sinais, e procurar o dermatologista precocemente”.

Preconceito

Mayra Ianhez ainda ressalta que quem convive com a doença acaba enfrentando situações difíceis que vão além dos sintomas. “Essas lesões trazem como outro problema para os pacientes, o preconceito. Muitas pessoas que não tem conhecimento sobre a enfermidade acham que a psoríase é uma doença contagiosa. Por isso, a importância de conscientizar e alertar a população sobre a realidade da enfermidade, primeiro por conta do preconceito e segundo porque existe tratamento, e ele é eficaz”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar