Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Apneia aumenta o risco de desenvolver bruxismo

Artigo de pesquisadores brasileiros e internacionais aponta a relação entre esses fatores

Existe uma associação marcante entre bruxismo e insônia, em diferentes faixas etárias e gêneros. Essa é a conclusão do artigo “Sleep bruxism and its associations with insomnia and OSA in teh general population of São Paulo”, que foi apresentado na revista americana Sleep Medicine. O artigo foi desenvolvido por Milton Maluly Filho, Cibele Dal-Fabbro, Monica Andersen e Sergio Tufik, todos pesquisadores do Instituto do Sono; Alberto Herrero Babiloni, da McGill University, e Gilles J. Lavigne, do Departamento de Saúde Bucal da Universidade de Montreal.

O estudo identificou que, em mulheres entre 35 e 50 anos, é maior a chance de o bruxismo estar associado à insônia. Entre os jovens, de 20 a 35 anos, o bruxismo ocorre principalmente entre aqueles que são classificados como pessoas com “sono adequado”.

O bruxismo é uma doença caracterizada por um aumento da atividade muscular mastigatória recorrente durante o sono. Segundo a Academia Americana do Sono, o bruxismo é classificado como um distúrbio de movimento. O pesquisador Milton Maluly Filho explica que o bruxismo do sono é relacionado a múltiplos fatores, entre eles ansiedade, estresse e mecanismo neurológicos.

Existem ainda os fatores que o especialista caracteriza como exógenos, como por exemplo, ingestão de medicações, drogas ilícitas, álcool, cafeína e nicotina – substâncias que podem agravar ou até mesmo desencadear essa atividade motora.

O pesquisador explica que a prevalência do bruxismo do sono é de 5,5% a 12%, atingindo principalmente pessoas mais jovens. Esses dados foram coletados a partir de amostra representativa da cidade de São Paulo, no Episono - estudo epidemiológico do sono na cidade de São Paulo, realizado em 2007 com 1.042 voluntários, com idade entre 20 e 80 anos.

As consequências mais frequentes do bruxismo são problemas com a saúde oral, dores na musculatura mastigatória e articulação temporomandibular, desgaste e fraturas de dentes, bem como fraturas de próteses e implantes.

Para levantar esses dados, todos os participantes preencheram questionários e foram submetidos a exames clínicos e a polissonografia completa no laboratório do Instituto do Sono.

“Os nossos objetivos principais foram: Primeiro: avaliar quais os fatores de risco que são associados ao bruxismo do sono na população geral. Segundo: descrever perfis desta amostra populacional baseados nos indivíduos com bruxismo, dados sociodemográficos e distúrbios do sono”, afirma Maluly.

Para um tratamento correto existe a necessidade da busca de profissionais capacitados em controlar o bruxismo. Esses devem identificar as possíveis interações e quando necessário envolver outras especialidades médicas para que se atinja o sucesso terapêutico.

Sobre o Instituto do Sono

O Instituto do Sono é um centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento em distúrbios de sono. Fundado em 1992 pelo Professor Sergio Tufik, é formado atualmente por mais 100 colaboradores, entre eles médicos de diversas especialidades, técnicos, psicólogos, biólogos, biomédicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos e pesquisadores. Além do atendimento à população, conta com uma área educação continuada que já capacitou mais de 4.000 médicos e outros profissionais de saúde. www.institutodosono.com

O Instituto do Sono faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos. Seu objetivo é fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo