Brasil,

O boom do kombucha e seus benefícios no café da manhã

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stella Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Para começar bem o dia, que tal um kombucha? A bebida probiótica do momento é saborosa, refrescante, e ganha cada vez mais adeptos. “O kombucha pegou por ser uma bebida natural, gostosa, que traz benefícios à saúde, quando consumida regularmente”, diz Leonardo Andrade, sócio fundador da Cia dos Fermentados e Fermentare Escola de Fermentação.

O kombucha é uma bebida milenar, produzida a partir da fermentação em chá preto (mais usado), chá verde ou outros chás, com açúcar e uma associação de sumos de frutas, extratos, leveduras e bactérias que fazem bem ao organismo. O boom do consumo começou nos Estados Unidos e na Europa e chegou ao Brasil por influência de pessoas famosas.

Levemente gaseificada, cai bem em qualquer momento, mas oferece benefícios especiais no desjejum. “Pelos ácidos orgânicos presentes, beber kombucha no café da manhã favorece a digestão, o bom funcionamento do intestino e fornece a energia da teína, presente nos chás”, diz Leonardo.

Não por acaso, o kombucha entrou para o menu do café da manhã da Pousada do Sandi, em Paraty (RJ) --o primeiro hotel no Brasil a oferecer kombucha on tap aos hóspedes, a partir de sua reabertura, em agosto de 2020. O sabor de hibisco com maracujá foi desenvolvido em parceria com a Cia dos Fermentados. “A ideia é reforçar o conceito health da pousada, apresentando aos hóspedes o mundo da kombucha e seus benefícios probióticos”, diz Sandi Adamiu, administrador da pousada e entusiasta da bebida.

Os kombuchas da Cia dos Fermentados são produzidos com fermentação controlada, em versões sem álcool, como a desenvolvida para a Pousada do Sandi, ou com álcool. No segundo caso, pela lei brasileira, o teor máximo é de 8%. “Garantimos que os sabores sem álcool serão sempre iguais, porque temos controle 100% da fermentação”, diz Leonardo, que também é diretor de comunicação da Associação Brasileira de Kombucha (ABKOM).

Novos sabores como jabuticaba com amora, mate com limão e gengibre, mate com melão, entre outros, estão na ponta dos lançamentos. “Cada combinação é única, e as possibilidades são infinitas”, diz Leonardo.

Os kombuchas da Cia dos Fermentados podem ser encontrados na rede de supermercados St. Marchê (SP), em lojas de produtos naturais, ou no site www.fermentarium.com.br (com entrega para todo o Brasil). Para quem quiser unir o útil ao agradável, basta programar uma viagem a Paraty, hospedar-se na Pousada do Sandi e apreciar a bebida geladinha no café da manhã.

30 anos de história

Em comemoração aos 30 anos, toda a estrutura da Pousada do Sandi foi repaginada, incluindo a já consagrada decoração, levando em conta o novo protocolo de segurança da pandemia, para receber os hóspedes com todo o cuidado e conforto. O up date inclui disponibilizar as informações da pousada em QR Code e o café da manhã à la carte, que agora oferece uma versão de kombucha, a bebida probiótica do momento, além de cold brew coffee, nos finais de semana.

O novo projeto de decoração, assinado pelo escritório paulistano Mestisso, repaginou as 28 acomodações seguindo dois temas: Natureza e Miscigenação. A mescla de culturas e o toque tropical, com pegada cosmopolita, afinal, traduzem o espírito de Paraty, reconhecida pela Unesco Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade.

Vale lembrar que a Pousada do Sandi tem o selo Roteiros de Charme, concedido a apenas 73 hotéis no Brasil, a partir de rígidos critérios de qualidade e responsabilidade socioambiental. As escolhas da reforma levaram em conta o novo protocolo de segurança para Covid-19, com forte envolvimento e treinamento do staff, para receber os hóspedes com todo o cuidado e conforto.

+ 30 anos de História

O casarão do século XVIII que abriga a Pousada do Sandi já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro, e a primeira escola de Paraty. A construção colonial estava abandonada, em meados dos anos 80, quando o empresário Alexandre Adamiu se apaixonou por sua esposa, Sandra Foz, e pela cidade que ela amava.

Grande empresário do cinema, presidente da Paris Filmes, Alexandre era também um visionário. Conta-se que foi em uma noite alegre, entre amigos, pelos bares da cidade, que ele decidiu arrematar o casarão, que reúne um conjunto de seis casarões, em uma esquina, no coração do Centro Histórico. Depois de uma longa reforma, ele presenteou Sandra com a Pousada do Sandi, perto de 1990. A pousada foi batizada em homenagem ao filho único do casal.

A Pousada do Sandi já nasceu como uma estrela. Alexandre teve ainda a ideia incluir um anúncio da pousada nas fitas VHS distribuídas pela Paris Filmes. Foi um sucesso. A Pousada do Sandi logo se tornou uma referência no imaginário dos brasileiros. Há dez anos, o próprio Sandi e sua mãe, Sandra, assumiram a administração da pousada, conservando a tradição do bem receber e a vontade de inovar e se renovar, sempre.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar