Probióticos aliviam Síndrome do Intestino Irritável

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Valéria Vargas
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

O consumo de probióticos específicos proporciona alívio dos sintomas sem precisar de uma dieta tão restritiva

A Síndrome do Intestino Irritável faz parte de uma série de doenças que chamamos de distúrbios funcionais, que afetam o sistema digestório do indivíduo. É uma condição que acarreta dor abdominal e alterações intestinais e não têm uma causa bem definida na literatura médica.

Alguns tipos dessa síndrome sugerem sinais de inflamação de baixo grau persistente e alterações da microbiota, mas é sabido que se trata de uma herança genética, como esclarece a pediatra e gastroenterologista Marise Tófoli, presidente da Sociedade Goiana de Pediatria e preceptora da disciplina de Gastro-pediatria da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás.

O estresse e a alimentação são poderosos gatilhos para o descontrole da doença, mas antigamente era preconizada a dieta mais restritiva, que tirava tudo que fermenta demais, como feijão, ervilha, leite e derivados, vários vegetais e frutas, refrigerantes, aveia...

“Até que ponto trazemos benefício para a qualidade de vida do paciente?” argumenta a médica. Além, claro, do risco do déficit nutricional que a pessoa pode desencadear, a socialização de uma criança com uma dieta tão rígida e o dia-a-dia de um adulto que trabalha fora, por exemplo, se tornam extremamente complexos para o manejo diário.

Para evitar isso, a médica cita a suplementação com probióticos para melhorar a microbiota do paciente. “O consumo de probióticos específicos têm trazido alívio dos sintomas sem precisar de uma dieta tão restritiva”, avalia.

Alta prevalência dos distúrbios do sistema digestivo

São várias as doenças que trazem grande prejuízo na qualidade de vida do indivíduo e que são ligadas ao sistema digestivo e, em todas, o reequilíbrio da microbiota traz grandes benefícios. O probiótico tem ação imunomodulatória e analgésica. Segundo estudo1 comparando a cepa probiótica Lactobacillus rhamnosus GG (LGG® de Culturelle®) e placebo (substância sem efeito terapêutico), o primeiro mostra diminuição da dor abdominal em vários casos.

Mesmo em casos de infecção por H. pyloriylori, a bactéria causadora de gastrite, que infecta 70% da população no Brasil, é possível verificar bons resultados no consumo dos probióticos. Os pacientes podem ter sintomas de indigestão, como dor, sensação de estômago cheio, enjoo, vômito e azia e os probióticos têm sido estudados no tratamento no intuito de reduzir esses efeitos adversos e aumentar os índices de erradicação da bactéria.2

Cultive seu melhor

Com o slogan “Cultive Seu Melhor”, Culturelle® Probiótico chega às farmácias de todo o Brasil com um portfólio amplo, atendendo às necessidades de homens e mulheres adultos, gestantes e crianças, com recomendação para uso diário.

Essa é a marca de probiótico mais prescrita por pediatras e a mais recomendada por farmacêuticos nos Estados Unidos, sendo a de maior confiança do consumidor no mercado americano.

Para adultos, Culturelle® Probiótico Saúde Digestiva tem apresentações de 10 e 30 cápsulas vegetais com 10 bilhões de culturas ativas (UFC) de origem natural, sem glúten e livre de lactose e açúcar, com recomendação de uso de 1 cápsula ao dia.

Para crianças a partir de 1 ano de idade, a marca lança inicialmente Culturelle® Probiótico Junior em 2 apresentações, sachês e comprimidos mastigáveis.

A apresentação recomendada a partir de 1 ano de idade vem com 6 sachês unitários e 5 bilhões de culturas ativas (UFC). Pode ser adicionada em alimentos e bebidas para consumo.

Já a apresentação em 10 comprimidos mastigáveis é indicada para crianças a partir de 3 anos de idade e também vem com 5 bilhões de culturas ativas (UFC).

Sobre a Cellera Farma

Cellera Farma é resultado da aquisição do Instituto Terapêutico Delta e da empresa MIP Brasil Farma, com o investimento do grupo Principia Capital Partners em parceria com o sócio Omilton Visconde Junior, empresário com grande experiência no mercado farmacêutico brasileiro. Localizada na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, a planta fabril tem 25 mil metros2 de área total construída, aprovada pela Anvisa como planta de produção para medicamentos, cosméticos, produtos para saúde.

Referências:

Clinical trial: Multispecies probiotic supplementation alleviates the symptoms of irritable bowel Syndrome and Stabilizes intestinal microbiota – Alimentary Pharmacology and Therapeutics – 2008
The effect of oral administration of Lactobacillus GG on antibiotic-associated gastrointestinal side-effects during Helicobacter pylori eradication therapy – Aliment. Pharmacol. Ther. - 2001