SEGS Portal Nacional

Saúde

Setembro Amarelo: como as empresas estão contribuindo para a saúde mental dos colaboradores

  • Quinta, 17 Setembro 2020 08:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Cordoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

No mês de combate ao suicídio, empresas brasileiras compartilham suas ações com objetivo de manter o equilíbrio mental dos funcionários.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as estratégias para manter a saúde mental devem ser mantidas o ano inteiro. Doenças como burnout - que está associada diretamente ao contexto do trabalho, estão cada vez mais presentes na vida dos funcionários e interferindo, consequentemente, na performance e resultados individuais e coletivos.

Nos Estados Unidos, estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças levantou que 80% dos adultos com depressão reportaram alguma dificuldade no trabalho. “Problemas como estresse e burnout estão preocupando os profissionais de RH, já que isso impacta as taxas de absenteísmo e de engajamento. Cuidar do bem-estar das pessoas precisa estar na agenda dos líderes. Ambientes de trabalho tóxicos, com alta pressão por resultados de curto prazo e gestores que não cultivam uma cultura positiva, levam a taxas de turnover até 50% maiores, de acordo com alguns estudos”, afirma Roberta Perdomo, Consultora de RH e Cofundadora da Gestaum Lab, empresa que conecta profissionais de RH às contratantes.

Segundo o Instituto Gallup, colabores preferem o bem-estar no ambiente de trabalho ao invés de incentivos financeiros, o que dá destaque à necessidade de as empresas estabelecerem políticas e programas que promovam o bem-estar e zelem pela saúde mental dos colaboradores.

Para entender como as empresas estão combatendo esse mal, listamos abaixo alguns cases que podem servir de inspiração. “Lembrando que isso tudo não é suficiente se a cultura da empresa não mudar. Cuidar das pessoas e estabelecer ambientes de trabalho positivos deve estar no DNA das organizações e, principalmente, deve ser valorizado pelos seus líderes”, lembra Roberta.

Sanar

Após implementar o trabalho home office para os 220 funcionários, a Sanar, startup brasileira detentora da maior plataforma de educação médica do país, desenvolveu um pacote de ações completo para o time. Como benefício, a companhia disponibilizou duas sessões de terapia durante a pandemia para cada um dos funcionários. Além disso, o time também conta com auxílio e educação financeira, agenda de atividades com momentos de desenvolvimento profissional, descompressão e lazer. Os profissionais têm acesso a aula de culinária, yoga, workshop de marketing, meetups online, papo com uma sexóloga e, ainda é possível dar boas gargalhadas com os episódios de stand up comedy disponibilizados pela empresa.

O comitê de crise elaborado internamente auxilia os colaboradores em problemas que não envolvam diretamente o trabalho como sintomas da COVID-19, problemas financeiros e de equipamento. De acordo com o CEO da Sanar, Ubiraci Mercês, a empresa já avalia a continuidade do concelho e das outras ações no ‘’novo normal”, "Sabemos da importância da saúde mental das pessoas, pois só é possível extrair o melhor das pessoas, quando elas estão realmente bem", finaliza Ubiraci Mercês.

TopMed

Estresse, ansiedade, depressão são condições que estão sendo acentuadas pela vida moderna e, com a pandemia da Covid-19, as condições psicológicas se intensificaram. Acompanhando os principais fatores de risco apresentados pelas carteiras de saúde, a TopMed desenvolveu o programa ‘’Saúde Emocional’’. A solução de cunho preventivo conta com atendimentos ativos realizados por psicólogos. O trabalho visa proporcionar ao indivíduo adquirir o autoconhecimento, fomentar o hábito do autocuidado e promover melhora significativa na qualidade de vida, ampliando as condições para lidar com as adversidades no ambiente pessoal ou corporativo.

Além de cuidar de quem está lá fora, a empresa também se preocupou em cuidar de quem cuida dos seus clientes. Desde o ano passado, o time comercial da empresa começou a estimular entre si hábitos mais saudáveis. A partir daí, surgiu a ideia dos “100 pagos”. O objetivo é praticar 100 atividades físicas no mês realizadas pelo grupo. Caso alguém não consiga cumprir seu resultado individual, outra pessoa do time precisa compensar, incentivando o trabalho em equipe. A ação tem resultado em melhora da condição de saúde física e emocional dos profissionais. “É visível que temos mais intimidade e empatia, cujos benefícios refletem na forma como nos tratamos nos nossos desafios de trabalho, como um time mais receptivo às críticas e feedbacks entre os colegas e mais colaborativo”, explica Carla Hoffmann, diretora comercial da TopMed.

OiMenu

Nos últimos três meses, a equipe do OiMenu, startup de cardápios digitais, têm iniciado o trabalho com uma meditação guiada. Por meio de exercícios de relaxamento e práticas mentais e espirituais, a empresa busca contribuir para a saúde mental dos colaboradores, gerar bem-estar no ambiente de trabalho e auxiliar na produtividade e foco durante o dia.

As aulas são realizadas com uma professora de Kundalini Yoga e vêm trazendo ótimos resultados para a equipe. Segundo o CEO da startup, Isaac Paes, iniciar diariamente os últimos meses com uma meditação guiada com respiração profunda fez com que os profissionais da empresa se identificassem com a atividade e trabalhassem melhor. Alguns até foram além e trouxeram novidades para a atividade em equipe - que só vem sendo cada vez mais valorizada e tratada como uma importante parte da rotina de trabalho.

Sobre TopMed:

Com mais de 4 milhões de vidas assistidas apenas no primeiro semestre de 2020, a TopMed oferece soluções na área de saúde especializada em atendimento à distância. Desde 2008, a empresa catarinense utiliza tecnologia de última geração. Com modelo de negócios focado no mercado B2B, a TopMed conta com serviços de telemedicina e outras vertentes dentro do setor de telessaúde e teletriagem, contando com profissionais de diversas áreas como psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros.

A empresa eleita pelos congressistas, como a solução mais inovadora no HIS 2019, a TopMed contabiliza mais de 75 clientes atendidos dos mais variados segmentos. Dentre eles estão: Ministério da Saúde, Prefeitura de Florianópolis, Porto Seguro, Localiza, Lojas RENNER e Nestlé.

Sobre a Sanar:

A Sanar, MedTech brasileira que possui a maior plataforma online de educação médica do país e acaba de ser eleita pela HolonIQ( empresa australiana de consultoria especializada em educação) como uma das 100 EdTechs mais inovadoras da América Latina.

Com atuação 100% online, a Sanar projeta ser, em quatro anos, a primeira empresa a estar presente em toda a jornada profissional dos médicos e outros profissionais da saúde. Hoje, a startup já possui clientes em mais de 5.000 cidades e 7 países como Argentina, Paraguai, Bolívia e Portugal. Com soluções tecnológicas que visam o empoderamento de estudantes e formandos em medicina a empresa possui uma série de soluções como curso de preparação para a residência médica, “SanarFlix”, plataforma de streaming com milhares de conteúdos, app “Sanar Yellow Pro”, que apresenta dosagens, evidências clínicas e interações medicamentosas, e mesada Sanar Up.

No começo de abril, a Sanar fechou sua rodada da série B com um aporte de R$ 60 milhões, co-liderada pelos fundos de investimento DNA Capital e Valor Capital. A rodada contou também com a participação da Vox Capital e e.Bricks Ventures, investidores da Sanar na Série A. Com os recursos, a startup está focada em ampliar seu quadro e fazer investimentos massivos em tecnologia.

Sobre o OiMenu:

O OiMenu, startup de cardápios digitais, está modernizando o sistema de atendimento em bares e restaurantes ao implementar sua tecnologia de autoatendimento. A novidade está aumentando o lucro dos estabelecimentos e proporcionando autonomia e satisfação aos clientes, que são atendidos em diversas línguas, podem juntar pontos para promoções e conseguem visualizar imagens do prato para personalizá-lo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version