Brasil,

Sepse e Segurança do Paciente: qual a relação entre esses dois fatores?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Tsubauchi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ações de prevenção e tratamento precoce das infecções são essenciais para reforçar a qualidade do tratamento, seja em casa ou no ambiente hospitalar

Quando um paciente precisa ser hospitalizado, as primeiras preocupações da equipe médica e assistencial giram em torno do diagnóstico correto e da terapia adequada para cada caso. Mas durante todo o período de permanência dentro do hospital, existem outras metas a serem batidas, como as relacionadas à segurança do paciente. Isso não significa que toda pessoa que ficar internada terá um vigia ao lado de sua cama fiscalizando todas as suas ações, por exemplo. O objetivo é reforçar a qualidade do atendimento, evitando intercorrências que possam levar a complicações ou a extensão do tempo de cuidado.

São seis pontos de atenção constante: 1. a identificação correta do paciente; 2. comunicação efetiva; 3. uso seguro dos medicamentos e hemocomponentes; 4. cirurgia segura; 5. prevenção de quedas e lesões de pele; e, talvez a mais importante de todas, 6. a prevenção de infecções. Mas por que os quadros infecciosos preocupam tanto a equipe médica de um hospital? Segundo a gerente de Qualidade do Hospital Santa Cruz, a infectologista Dra. Adriana Blanco (CRM-PR 19.294, RQE 325), isso acontece devido à rapidez com que esses quadros evoluem, podendo levar o paciente à óbito.

“Por isso, aplicamos o protocolo de prevenção de sepse, que antes era chamada de infecção generalizada. Com essas diretrizes, conseguimos avaliar precocemente os sinais de deterioração clínica e iniciar o tratamento precoce com antibióticos para os casos suspeitos”, detalha a médica. A equipe está sempre alerta e acompanha de perto todos os pacientes, mas existem alguns perfis que demandam mais atenção. Entre eles, estão as crianças, os idosos, os portadores de doenças crônicas e os imunossuprimidos. “Nesses pacientes, os casos de infecção tendem a evoluir com ainda mais rapidez”, completa.

Você sabia que a sepse não ocorre apenas no hospital?

Exatamente. Por ser um conjunto de manifestações graves e atingir todo o organismo, a infecção pode acontecer em qualquer momento e não apenas em pacientes internados. “É preciso ter em mente que qualquer tipo de infecção é preocupante, mas o mais importante é estar atento aos sintomas clínicos que indicam um agravamento do quadro, como falta de ar, redução da produção de urina, tontura ou alteração do estado mental com confusão, agitação ou sonolência. Esses podem ser encarados como os principais marcadores de disfunções orgânicas”, explica Dra. Adriana.

E como saber qual a hora de procurar um médico?

De acordo com a infectologista do Hospital Santa Cruz, os primeiros sintomas são aqueles associados à fonte de infecção normalmente: tosse devido à pneumonia, dor abdominal se o foco for uma apendicite, por exemplo. Em paralelo, pode ocorrer febre e aumento das frequências cardíaca e respiratória. Mas o mais importante é: “toda suspeita de sepse deve ser encaminha ao hospital para investigação”, enfatiza a médica. Ou seja, com esse cenário, é hora de procurar o pronto-socorro.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento, Checkup e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D'Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Bahia e Ceará. O Grupo opera com 52 hospitais, sendo 51 próprios e um hospital sob gestão. Atualmente a Rede D'Or contabiliza 7 mil leitos operacionais, e tem planos de chegar a 11 mil até 2022. São, ao todo, 51,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram 1,2 milhão de atendimentos de emergência, 254 mil cirurgias, 32 mil partos e 383 mil internações nos últimos 12 meses, além de 9,6 mil cirurgias robóticas desde o início do serviço, há cinco anos. A Rede D'Or São Luiz também conta com a Oncologia D'Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em que está presente oito estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar