Brasil,

O que realmente acontece com a pele quando paramos de nos depilar?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O que realmente acontece com a pele quando paramos de nos depilar?

Dermatologista explica tudo o que você precisar saber antes de deixar os pelos voltarem a crescer e aponta os principais mitos relacionados à interrupção da depilação.

Pelos ainda são um grande tabu, principalmente entre as mulheres. Como resultado, o hábito de se depilar tornou-se praticamente uma obrigação. Mas, com o aumento das discussões sobre a aparência corporal na internet, muitas pessoas têm falado contra a depilação, postando, inclusive, fotos de seus corpos não depilados, o que fez com que surgissem uma série de dúvidas sobre os pelos, principalmente com relação à higiene, já que são frequentemente associados ao mau odor. Então, para solucionar essas dúvidas e quebrar o tabu da depilação, a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explicou o que realmente acontece com a pele quando deixamos de nos depilar. Confira:

Os pelos não se tornam mais grossos ou finos: Um mito muito disseminado quando o assunto é depilação é que aparar os pelos torna-os mais grossos e, logo, parar de retirá-los faz com que se tornem mais finos, o que não é verdade. “A depilação não possui nenhum impacto na espessura, cor ou taxa de crescimento dos pelos. Ou seja, parar com a depilação também não causa nenhuma mudança na aparência desses fios. No entanto, os pelos podem aparentar mais grossos quando você interrompe a depilação devido ao desgaste causado pela lâmina na ponta desses fios”, afirma a médica.

O odor corporal permanece igual: Outro mito muito comum com relação à depilação é que deixar os pelos crescerem é anti-higiênico e causa mau odor, o que, novamente, não é verdade. “A depilação não possui qualquer impacto sobre o seu cheiro. A causa do mau odor corporal é a decomposição do suor pelas bactérias da pele, que existem independentemente da presença de pelos ou não”, diz a dermatologista. Mas, para combater o problema, basta apostar na higienização correta da pele e no uso de desodorantes na região das axilas. “No entanto, para aqueles que preferem deixar os pelos crescerem, o ideal é fazer uso de desodorantes em gel ou roll-on no lugar de aerossóis, pois os pelos atuam como uma barreira física que pode tornar mais difícil a aplicação desse tipo de produto, diminuindo, consequentemente, sua eficácia.”

A hidratação é afetada: Apesar da espessura dos pelos não sofrer alteração quando a depilação é interrompida, as necessidades de hidratação da pele mudam. “Isso porque os pelos passam a atuar como uma barreira de proteção natural da pele. Logo, o uso de hidratantes formulados em veículos mais grossos, como cremes e pomadas, pode não ser tão eficaz, já que os produtos não conseguirão penetrar adequadamente na pele. O ideal então é apostar em produtos com aspecto mais fluido, como loções”, aconselha a dermatologista.

A esfoliação torna-se ainda mais necessária: Ao ser passada sobre a pele, a lâmina remove as células mortas acumuladas no local, atuando como uma espécie de esfoliante. Logo, quando paramos de nos depilar, ocorre um acúmulo maior de células mortas sobre a pele, o que dificulta a penetração dos cosméticos hidratantes e reduz sua eficácia. “Então, para garantir uma pele mais bonita, o ideal é investir na esfoliação, que pode ser realizada até duas vezes por semana com produtos específicos para o corpo. Além disso, é interessante também aplicar os hidratantes logo após o banho, enquanto a pele ainda está úmida, o que facilita a absorção dos ativos cosméticos pelo tecido cutâneo”, recomenda a especialista.

Os pelos encravados e a irritação diminuem: Segundo a Dra. Paola, quando nos depilamos, dependendo da pressão que aplicamos durante o processo ou do número de vezes que passamos a lâmina, podem ocorrer cortes microscópicos na barreira de proteção da pele que favorecem a perda de hidratação e um processo inflamatório, com consequente surgimento de vermelhidão e coceira na pele. “Além disso, o ato de se depilar pode favorecer o surgimento de pelos encravados, principalmente em pessoas de fototipos altos, que, em geral, possuem pelos mais grossos”, afirma a médica. Então, nesse sentido, deixar a depilação de lado pode trazer benefícios para a pele.

Por fim, é importante lembrar que a decisão de deixar ou não de se depilar cabe somente a você. “Apenas lembre-se de manter a pele sempre limpa e hidratada, já que esses são os requisitos básicos para que o tecido cutâneo permaneça bonito e saudável, independentemente da presença de pelos”, finaliza a Dra. Paola Pomerantzeff.

FONTE: *DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar