Brasil,

Dia Nacional de Combate ao Fumo: especialista dá dicas para deixar o vício

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pneumologista do Vera Cruz Hospital incentiva o abandono do consumo de tabaco, revela perigos e derruba mitos de cigarros comuns e eletrônicos

Uma pesquisa feita em parceria entre a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revelou que mais de 30% dos homens e 38% das mulheres fumantes passaram a consumir, ao menos, mais 10 cigarros por dia durante a pandemia. O momento de stress, incerteza, medo, angústia e tédio oriundo do isolamento social – uma das principais medidas de combate ao novo coronavírus – explica o aumento. Os dados, que voltam à tona no próximo sábado (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, na visão do especialista Ronaldo Macedo, médico pneumologista do Vera Cruz Hospital, são preocupantes. Segundo ele, o consumo do cigarro caminha junto ao de bebidas alcóolicas, que também aumentou no período.

“A preocupação é com as duas dependências, que andam em paralelo e aumentam as consequências, caso a pessoa venha contrair a Covid-19”. Além disso, fumar e beber mais pode agravar quadros alérgicos, condições cardiovasculares adversas, doenças agudas e até tumores. “A maioria das pessoas tem um hábito arraigado na família com o consumo do tabaco e acham comum ou normal, pois acreditam que muitos dos seus familiares nunca sofreram consequência com vício, o que é um mito”, alerta.

Segundo o pneumologista, para quem fumou por 30 anos, os 30 anos seguintes continuam trazendo chances de desenvolver doenças em consequência do cigarro. “Quanto antes parar, melhor”, reforça. Quem para, sente, em apenas duas semanas, melhoras no pulmão, na respiração e até no paladar, já que a nicotina diminui o apetite e a ansiedade. As agressões ao organismo, porém, não param por aí. “Os prejuízos do cigarro são cumulativos e as lesões causadas pelo seu consumo são irrecuperáveis”, explica Macedo.

O primeiro passo é mudar a rotina e criar regras para deixar o vício. “Quem precisa parar de consumir tabaco por motivo de saúde, já sabe disso. A questão é quem não precisa e não quer. O primeiro passo é querer. Não fumar dentro de casa é uma decisão importante, pois o fumante só vai sair para o consumo se estiver na fissura, ou seja, com a abstinência da substância química.”

Identificar gatilhos que despertem a vontade também é importante. “É preciso reduzir bebidas, como, por exemplo, café ou alcoólicas, se for o caso. Quem fuma no carro, por exemplo, orientamos a deixar no porta-malas, pois dificulta o consumo. Outra dica é reduzir o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro do dia”. Sobre não ter mais cigarro em casa, é regra básica: “Não pode comprar ou ter guardado numa gaveta. Simples assim”, diz.

Busca por novos hábitos é um bom começo

Ainda segundo o especialista, outro ponto é que uma parcela dos fumantes pode estar enxergando a pandemia como uma motivação para deixar o hábito de fumar. “Primeiro é preciso enfrentar a fase de negação. Mudar hábitos alimentares. Fazer atividades físicas também ajuda, pois a endorfina ajuda a diminuir a abstinência”, afirma.

Mas ele alerta que casos de depressão mais graves precisam ser tratados de forma diferenciada. “Não se cobre de tomar nenhuma decisão em um momento de extrema ansiedade, como é o do isolamento. Tudo tem hora certa para acontecer, por isso, procure ajuda médica”, completa.

Perigos do cigarro eletrônico

O pneumologista alerta, ainda, para os mitos do cigarro eletrônico e o cigarro de palha. “Podemos ter, em breve, uma nova geração de viciados. A própria indústria tabagista vende o cigarro eletrônico como mais seguro, o que é uma mentira. Não existe cheiro e possui menos fumaça, mas a nicotina permanece ali. Sobre o cigarro de palha, é pior ainda. Estimamos que o consumo de apenas um seja equivalente ao de quatro cigarros comuns”, explica. Macedo conta que a lesão pulmonar relacionada ao uso de cigarro eletrônico, vaporizadores de ervas e tabacos, e produtos similares ganhou um nome próprio: Evali (E-cigarette, or Vaping, product use–Associated Lung Injury).

Quem recorreu ao fumo eletrônico para largar o cigarro deve trocar a estratégia por tratamentos comprovados. “Hoje temos opções via oral e por adesivos que fazem a reposição parcial da nicotina. Geram excelentes resultados, mas precisam ser acompanhados por especialistas e com apoio psicológico”, finaliza.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Em 76 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio-x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em pouco mais de dois anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 30 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar