Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estudo demonstra benefícios da low carb em idosos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Jimenes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Conforme o médico e diretor-presidente da ABLC, José Carlos Souto, pesquisa feita nos Estados Unidos é mais um indício científico de como uma dieta baixa em carboidratos pode combater a obesidade e tratar o diabetes

Um robusto corpo de evidências científicas já demonstrou a eficácia da estratégia alimentar low carb no combate à obesidade e doenças adjacentes. Tanto que a Associação Americana do Diabetes, em inglês American Diabetes Association (ADA), tida como autoridade no assunto, recomendou, em suas diretrizes atualizadas para 2019, a prática alimentar como alternativa dietética válida para o tratamento do diabetes tipo 2. Entre os benefícios da low carb elencados pela ADA estão, além da perda de peso, a redução da pressão arterial, o aumento da HDL - o chamado colesterol bom - e a redução dos triglicérides

Como comprovações cientificas nunca são o bastante, a revista Nutrition & Metabolism acaba de publicar mais um estudo demonstrando os impactos positivos da low carb em pacientes obesos. A especificidade desde levamento está na faixa etária dos selecionados: idosos. De acordo com o médico e diretor-presidente da Associação Brasiliera LowCarb (ABLC), José Carlos Souto, trata-se de recorte muito importante, haja visto que os estudos sobre dieta e emagrecimento costumam incluir apenas jovens saudáveis e excluir propositalmente pessoas mais velhas. “Contudo, é sabido que a incidência de problemas metabólicos, como pré-diabetes, diabetes e síndrome metabólica tendem a aumentar com a idade”, afirma.

Outro dado importante apresentado pelo próprio estudo recém-publicado e que fundamenta a escolha por pessoas idosas está no fato de que a obesidade vem afetando um grande número de pessoas com idade avançada. Nos Estados Unidos, de acordo com o levantamento, cerca de 35% dos adultos com 65 anos ou mais sofrem da doença. Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças mostram números ainda mais alarmantes, afirmando que 42,8% dos adultos norte-americanos com mais de 60 anos têm obesidade.

Não à toa participaram do levantamento 40 obesos com idade entre 60 anos e 75 anos. Eles foram sorteados em dois grupos de 20 pessoas: um para seguir uma dieta low carb (com baixa ingestão de carboidratos) e outro para seguir uma dieta low fat (com baixa ingestão de gordura). Ambos os grupos foram orientados a não fazer restrição de calorias e a consumir o mesmo valor de proteínas, 25% das calorias por dia. Durante oito semanas, o grupo low carb ingeriu menos de 10% de calorias diárias na forma de carboidratos e 55% de calorias na forma de gordura e o grupo low fat, seguindo a orientação nutricional de anos, consumiu 55% de calorias diárias na forma de carboidratos e 20% de calorias na forma de gordura.

Como resultado, o grupo que ingeriu menos carboidratos perdeu seis quilos em média e o grupo orientado a consumir mais carboidratos e menos gordura emagreceu apenas um quilo em média. “O mais importante, no entanto, ocorreu na composição corporal desses indivíduos, porque não adianta perder peso, o que se deseja nesses casos é perder gordura dos lugares certos”, explica Souto. Enquanto o grupo low fat suprimiu 800 gramas de gordura em geral e 100 gramas de tecido adiposo da barriga, o grupo low carb eliminou 4,1 Kg de gordura em geral, e 500 gramas de gordura visceral (gordura abdominal e nos órgãos) – a que está mais associada a doenças.

Mais benefícios gerados pela estratégia alimentar low carb foram sentidos em relação aos indicadores de açúcar e gordura no sangue dos pesquisados. Conforme o estudo, o grupo que diminuiu drasticamente o consumo de carboidratos apresentou grande redução da insulina e dos níveis de HOMA-IR, medida de resistência à insulina. Além disso, registrou queda dos triglicérides – indicando que os pacientes estavam utilizando mais gordura para produzir energia – e elevação do HDL (bom colesterol).

Segundo o diretor-presidente da ABLC, os resultados desse novo estudo trazem um alerta para os brasileiros, tendo em vista que a população do Brasil está se tornando cada vez mais envelhecida. Isto porque as orientações tradicionais de perda de peso incluem dietas de restrição calórica pura e simples, que podem levar a uma redução geral dos nutrientes, inclusive proteínas. “Sabemos que indivíduos mais velhos precisam de mais proteína do que indivíduos mais jovens, caso contrário correm o risco de perder massa magra - não apenas músculos como tendões e tecido ósseo”, afirma. Assim, ao seguirem as recomendações atuais com o objetivo de emagrecerem, os idosos podem ver sua saúde se tornar ainda mais frágil.

Nesse sentido, ganha ainda mais valor uma prática alimentar que, conforme o estudo científico recém-publicado, obtém como resultado em idosos a perda seletiva de gordura, sem perda de massa magra, e a melhora de índices que denotam a diminuição de açúcar e gordura no sangue. O que enfatiza, de acordo com Souto, como a low carb é uma estratégia bastante interessante no combate à obesidade, ao diabetes, à síndrome metabólica e à esteatose hepática.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar