Brasil,

Não adianta passar mel, óleo de coco, abacate e ovo no cabelo se você tem uma alimentação ruim

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Não adianta passar mel, óleo de coco, abacate e ovo no cabelo se você tem uma alimentação ruim

Receitas caseiras tem poder limitado na atuação tópica para melhora dos fios de cabelo. Seria bem melhor introduzir esses ingredientes na alimentação diária, pois trarão benefícios não só para o cabelo, mas para o corpo todo. Em contrapartida, alimentação rica em açúcar só piora qualidade capilar

Uma busca rápida na internet e encontramos diversos (e bons) ingredientes alimentares em um mix de receitas para melhorar a hidratação e a nutrição dos fios capilares. Mel, óleo de coco, abacate, ovo, aveia, banana, mamão e abóbora estão entre os alimentos que figuram nas receitas caseiras para salvar os fios. Mas se você só vai ao mercado comprá-los para passar nos cabelos enquanto tem uma alimentação recheada de açúcar e frituras, o resultado será zero (e é melhor você inverter essa lógica e consumir esses ingredientes nas suas refeições). “O excesso de açúcar na dieta, que geralmente vem acompanhado de uma ingestão reduzida em proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes (condicionais para manter a saúde do organismo como um todo e ainda sobrar para o adequado aporte à pele, cabelo e unhas), pode comprometer a saúde dos folículos capilares aumentando a possibilidade de eflúvio (queda intensa dos cabelos). Muito açúcar circulando é um dos fatores que propicia um desequilíbrio da microbiota e aumenta o perfil inflamatório do organismo como um todo”, diz a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “Como o cabelo não é um órgão ou tecido vital, seu corpo nunca priorizará suas necessidades nutricionais. Portanto, devido à natureza descartável do cabelo, um desequilíbrio nutricional geralmente afeta primeiro o cabelo, causando fraqueza e queda”, afirma a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Resumindo: você pode caprichar na receita caseira (que tem um efeito tópico mais limitado), mas se sua alimentação for ruim, o resultado será pequeno e quase irrelevante.

De acordo com a tricologista, o cabelo é composto principalmente de proteínas, portanto, incluir quantidades adequadas em sua dieta é vital para o crescimento dos fios. “Alimentos que são boas fontes de proteínas são peixe, frango, carne magra, ovos, feijão, quinoa, tofu e leguminosas. O ovo por exemplo é um velho conhecido quando o assunto é saúde capilar, sendo incluído em receitas caseiras de hidratação dos fios. Sua boa ‘fama’ vem do fato de que o ovo é rico em proteínas, ácidos graxos, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Esses micronutrientes são envolvidos nos processos de formação da fibra capilar e de multiplicação das células da raiz do cabelo, facilitando o processo. É por isso que o consumo de ovos contribui para sua saúde capilar”, diz a tricologista Dra. Kédima Nassif. Melhor que aplicar diretamente nos fios é ingerir o alimento. “Aproximadamente 85% do cabelo é formado de queratina, que é uma proteína, e por ser um tecido de excreção, é formado de aminoácidos sobressalentes para essa função. Se não houver sobra de proteínas, não há boa síntese de queratina. Além disso, minerais metálicos como ferro e cobre além de vitaminas do complexo B como a biotina participam da manutenção da saúde capilar”, diz a nutróloga.

O mel, por exemplo, é muito mais que um açúcar natural e conta com outros componentes como ácidos orgânicos, minerais, antioxidantes e aminoácidos. “O mel possui a maioria dos elementos minerais essenciais para o organismo humano, especialmente o selênio, manganês, zinco, cromo e alumínio. Essas propriedades são altamente benéficas à saúde”, diz a médica nutróloga. “O zinco ajuda na recuperação e reparação dos tecidos e contribui para o fortalecimento do seu cabelo. A sua carência pode levar a um aumento da queda de cabelo e a um couro cabeludo seco e escamoso. Já o selênio cria uma barreira nos fios contra os radicais livres”, afirma a Dra. Kédima.

Outro oligoelemento importante para o crescimento e fortalecimento do fio de cabelo é o silício, segundo Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos. “Ele é um elemento importante para formação e estrutura do fio, além de ajudar muito nesta melhora da qualidade do cabelo. O ideal, nesse caso, é a suplementação de Exsynutriment, um silício estabilizado em colágeno marinho hidrolisado e que fornece silício biodisponivel para o organismo. Associado com cisteina, cistina, bio-arct mais vitaminas pode melhorar a saúde capilar, por esta razão é importante sempre consultar um dermatologista ou tricologista para se ter uma indicação precisa e o melhor resultado no cabelo”, afirma a farmacêutica.

O óleo de coco e o abacate, por sua vez, são fontes de boas gorduras, que ajudam a hidratar e a nutrir os fios. “O abacate, além do magnésio que ajuda a deixar o cabelo mais forte, tem Vitamina E, que além de ajudar na hidratação natural, tem atuação antioxidante interessante contra os danos ambientais”, diz a tricologista. Segundo a farmacêutica Mika Yamaguchi, em alguns casos, a suplementação pode ser bem-vinda. “O In.Cell é um ingrediente funcional preparado a partir da gema do ovo esterilizada rica em DHA. Ele contém aminoácidos essenciais, lipídeos e ácidos graxos mono e poli-insaturados (ômegas 3, 6, 7 e 9) nas proporções adequadas para o consumo humano, garantindo reparação e nutrição celular, ideais para um cabelo sadio e bonito”, diz a farmacêutica..

Segundo a Dra. Kédima Nassif, consumir ferro também ajuda na saúde e beleza dos fios. Os níveis de ferritina (ferro armazenado) são extremamente importantes para o crescimento do cabelo. “Se sua dieta permitir, tente comer carne vermelha magra pelo menos duas vezes por semana. Caso contrário, tente adicionar um suplemento nutricional de ferro à dieta ou invista em folhas verde-escuro como o espinafre, que tem altos níveis, um mineral crucial para a formação do cabelo e para o transporte do oxigênio no sangue, oxigênio esse que chega às raízes capilares favorecendo sua multiplicação e a presença de fios com bom crescimento e espessura”, diz a tricologista.

Uma dica importante para melhorar a absorção do ferro é, próximo à refeição, apostar na vitamina C. “O ferro de origem vegetal é melhor absorvido se você o ingerir juntamente com a vitamina C. Beba um copo de suco de laranja ou limão espremido na hora ou coma uma de suas frutas e legumes favoritos para ajudar na absorção de ferro”, diz a Dra Marcella. O seu cabelo também agradece: a vitamina C é um antioxidante poderoso e cofator na produção de colágeno, essencial para o fortalecimento da pele e do cabelo.

Invista também em fontes de vitamina A, como a cenoura e a abóbora. “Ela vai ajudar na produção normal de sebo. No entanto, cuidado com o excesso desse ingrediente que pode fazer com que o cabelo caia”, afirma a Dra. Kédima. E antes de investir apenas em receitas caseiras, o ideal é buscar ajuda médica. “Com mudanças no hábito alimentar e a prescrição individualizada de suplementos alimentares, muito do aspecto indesejável do cabelo pode ser minimizado”, finaliza a Dra. Marcella.

FONTES:

*DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

*MIKA YAMAGUCHI: Farmacêutica pela faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Universidade de São Paulo, é também cosmetóloga e diretora científica da Biotec Dermocosméticos, empresa fornecedora matérias primas para cosméticos. Especialista em prescrições dermo e nutricosméticas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar