Você sabia? Nem toda a mulher que tem ovários policísticos sofre de Síndrome dos Ovários Policísticos
O ginecologista Fernando Guastella esclarece que é possível ter vários cistos no ovário e não apresentar a síndrome, que se caracteriza por aumento de hormônios masculinos e menstruação irregular crônica, entre outros sintomas.
Muitas mulheres ao realizarem um ultrassom e constatarem que têm ovários policísticos, ou seja, diversos cistos no ovário, ficam preocupadas se a descoberta é grave e pode ocasionar problemas. Na maior parte, os cistos não causam nenhum sintoma. Mas, em alguns casos, pode ocorrer a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).
A SOP é uma doença que atinge 10% das mulheres em idade fértil. Seu diagnóstico é definido quando existem pelo menos dois entre três manifestações: excesso de hormônio masculino, anovulação crônica (irregularidade menstrual) e ovários policísticos diagnosticados em ultrassom.
“A maior parte das mulheres que têm ovário policístico não desenvolvem a síndrome. O que a gente chama de cisto, na verdade, são folículos nos ovários que não progrediram a ponto de liberar os óvulos femininos. Uma manifestação fisiológica normal. Mulheres jovens, por exemplo, com frequência têm vários pequenos cistos no ovário, o aspecto policístico, mas não têm a síndrome. Portanto, se esta mulher não tem menstruação irregular crônica e não apresenta excesso de hormônio masculino, mas tem ovário policístico diagnosticado no ultrassom, ela não tem a síndrome”, explica o ginecologista Fernando Guastella.
Sintomas
Os principais sintomas da SOP são excesso de pelos, aparecimento de espinhas e acne, oleosidade na pele e menstruação irregular.
Outro sintoma pode ser a dificuldade para engravidar. Não menstruar mensalmente significa que a mulher não está ovulando todos os meses e, por isso, é comum que mulheres com a Síndrome dos ovários Policísticos apresentem infertilidade. “A síndrome não impossibilita a gestação, ela dificulta. Mas, com o tratamento adequado, a gravidez costuma ocorrer. Geralmente o tratamento é de baixa complexidade como coito programado ou inseminação intrauterina”, explica Guastella.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da doença é feito por meio de análise clínica e exames complementares, como avaliação hormonal e ultrassom transvaginal.
E o tratamento varia. A SOP é muito comum em mulheres com sobrepeso e resistência à insulina. Nesses casos, a mudança de estilo de vida, com uma dieta saudável, perda de peso e atividade física, é muito importante para a regularização dos hormônios e do ciclo menstrual. Também pode ser indicado um medicamento para diminuir a resistência à insulina.
Há casos de SOP em que o ideal é o tratamento hormonal. “O tratamento tem como função equilibrar os hormônios, o que diminui os sintomas, regula o ciclo menstrual e protege o endométrio”, afirma o ginecologista. Segundo Guastella, mulheres que não menstruam todos os meses correm mais risco de desenvolver câncer de endométrio. “As mulheres com SOP precisam voltar a menstruar. Muitas conseguem isso apenas com mudanças no estilo de vida, outras não. Neste caso, ela precisará de hormônio para proteger o endométrio, e também para controlar o excesso de produção androgênica”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário