Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como controlar o colesterol em tempos de pandemia?

Exercício_Crédito_Pibaxay Exercício_Crédito_Pibaxay

O próximo 08 de agosto é o Dia de Nacional de Controle do Colesterol e profissionais de saúde dão dicas para equilibrar as taxas, como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos

Com o início da pandemia do novo coronavírus, quando não era possível sair de casa nem pra caminhar, muitas pessoas acabaram relaxando na atividade física e caíram de boca nos fasts foods via delivery. Mas o sedentarismo e má alimentação são dois importantes fatores de risco para aumentar o colesterol, um composto químico essencial à vida, da família do álcool, sintetizado pelo fígado e adquirido nos alimentos ingeridos. Mas as taxas dele no sangue muito altas ou baixas são perigosas à saúde, podendo contribuir para o surgimento de várias doenças cardiovasculares, como infartos, acidentes vasculares cerebrais, aneurismas e doença arterial periférica.

Assim, para fazer um alerta sobre o tema, surgiu o Dia Nacional de Controle do Colesterol, lembrado todo o8 de agosto, neste sábado. Atualmente, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e mais de 17,5 milhões de pessoas no mundo morrem, anualmente, devido às doenças do coração, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, hábitos simples podem ajudar a equilibrar as taxas, como manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente. Para o professor de pós-graduação em nutrição, da Faculdade IDE, Deivid Freire, o primeiro passo é diminuir o consumo de alimentos industrializados e processados, que têm uma carga muito grande de gordura trans, influenciando negativamente no colesterol.

“Entre os principais produtos que devem ser evitados, estão as bolachas recheadas, sorvetes, fast foods, frituras e enlatados. Estudos comprovam que esses alimentos aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Também não precisam ser ‘proibidos’, mas consumidos como exceção”, explica o professor de nutrição da Faculdade IDE. Já as “gorduras boas”, estão liberadas, encontradas nas oleaginosas, como castanhas e nozes, abacate, azeite, leite, queijos, carnes e peixes, pois atuam como fator protetor de doenças do coração. “Muita gente acha que é preciso cortar todo tipo de gordura, mas não é bem assim. O importante é ter equilíbrio e procurar por alimentos mais naturais”, conta o professor de nutrição Deivid Freire.

Sobre o ovo, que já foi o vilão do colesterol por muito tempo, ele está liberado! Agora, entra na lista das gorduras boas, principalmente os ovos de galinhas caipiras, com aquelas gemas mais alaranjadas, ricas em ômega 3 e carotenos, poderosos antioxidantes. “Estudos comprovam que o ovo não faz mal, mas cada pessoa tem uma quantidade certa, de acordo com avaliação nutricional”, esclarece o nutricionista. Outra dica é consumir o farelo de aveia, rico em beta glucana, importante fibra alimentar que auxilia diretamente na redução do colesterol. “A recomendação é o consumo diário do farelo de aveia, principalmente em grupos de risco de doença cardiovascular”, completa o professor do núcleo de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE.

Exercício físico é importante aliado para controlar o colesterol

Além de uma boa alimentação, a prática de atividade física é grande aliada no controle do colesterol. Segundo dados do Ministério da Saúde, a inatividade física é responsável por 54% dos riscos de morte por distúrbios cardiovasculares. “Os estudos apontam que pessoas que foram submetidas a programas de treinamento físico apresentaram melhoria no perfil lipídico. Isso é importante, pois o colesterol é um importante biomarcador de risco cardiovascular”, explica doutor em saúde pública, coordenador e professor do núcleo de pós-graduação em Educação Física, da Faculdade IDE, Raphael Ritti.

Assim, o exercício faz com que músculo aumente sua habilidade de utilizar a gordura, reduzindo a sua quantidade na circulação, além de promover o aumento de uma série de enzimas, que resultam no aumento do colesterol bom (HDL) no sangue. Entre os tipos de exercícios físicos que auxiliam no controle do colesterol, os aeróbicos (como corrida, pedalada, natação e dança) realizados com intensidade moderada-alta e musculação de intensidade moderada, que promovem aumentos do colesterol HDL. “Porém, evidências mais recentes têm mostrado que outras modalidades, como o Tai Chi Chuan, também podem promover esses benefícios para o perfil lipídico”, revela o professor de Educação Física da Faculdade IDE.

O problema é que com o início da quarentena, muita gente acabou relaxando e não encontrando motivação para continuar se exercitando. Agora, com a volta gradual das atividades física em parques, academias e similares, é interessante retomar à rotina de treinos. Caso a pessoa se encontre em grupo de risco ou não se sinta seguro para voltar a fazer exercícios em espaços público, muitos profissionais de educação física continuam atendendo online, permitido pelo Conselho Federal de Educação Física. “A preocupação é que as pessoas fiquem inativas, quando, no geral envolve, a recomendação é praticar pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbia com intensidade moderada e mais duas sessões de exercícios de força, semanalmente”, alerta o professor do núcleo de pós-graduação em Educação Física da Faculdade IDE.

Raphael Ritti completa que não há nenhum tipo de restrição na prática de atividade física só pelo fato da pessoa ter o colesterol alto. “Inclusive essas pessoas são as que mais se beneficiam da realização dos programas de treinamento físico”, conta. Mas ele lembra que para "fazer efeito", toda a atividade tem que ser feita regularmente. “Com a realização do treinamento físico entre duas a três sessões semanais já são observadas alterações no perfil lipídico, após programas de treinamento físico após 12 semanas”, finaliza o professor de pós-graduação em Educação Física da Faculdade IDE Raphael Ritti.

FACULDADE IDE – A Faculdade IDE, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, desde 2006, promove pós-graduações na área de saúde, contando com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Autorizada pelo MEC, na portaria nº 852, de 30/12/18, passou a oferecer também graduações, como de Estética e Recursos Humanos. Com matriz no Recife e atuação no interior de Pernambuco, como Caruaru, Garanhuns e Petrolina, tem unidades também espalhadas por vários estados do Norte e Nordeste, como Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Belém. Mais informações (81) 3465.0002, 0800 081 3256 e www.faculdadeide.edu.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::