Brasil,

Rosto alérgico: com essas 4 alterações faciais, sua pele denuncia problemas respiratórios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

IMAGEM: DIVULGAÇÃO IMAGEM: DIVULGAÇÃO

Durante o inverno, é comum sentir algum tipo de alergia respiratória ou inflamações como sinusite, rinite. Elas podem ser provenientes de poeira, poluição e até de alimentos. Mas sua pele pode denunciar isso de maneira não agradável, então saiba o que fazer para evitar o "rosto alérgico"

No inverno, muitos de nós estamos constantemente espirrando e lutando contra o desejo de esfregar os olhos com coceira. Essa realidade é algo que cerca em média 3 em cada 10 brasileiros. Muitas dessas pessoas podem notar também que, além dos antialérgicos terem seu lugar de destaque na caixinha de remédios, a pele também demanda muitos esforços para voltar ao normal, já que sofre com o que a imprensa especializada americana chamou de Allergy Face, ou rosto alérgico. “A característica definidora do ‘rosto alérgico’ é o inchaço, que é semelhante ao edema que você teria ao acordar depois de uma noite bebendo muito álcool, acompanhado por um nariz que está em um estado interminável de irritação”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Como sua pele é a primeira linha de defesa contra agressores ambientais, ela fica em alerta máximo durante a temporada, então é mais provável que você tenha irritações ou erupções cutâneas de produtos ou ingredientes que normalmente não causam essa reação. E, além dessas alterações locais, as pessoas também apresentam reações sistêmicas nas quais o sistema imunológico responde, produzindo muitos fatores inflamatórios que fazem com que as células da pele reajam", completa a médica.

É claro que isso não significa que você esteja destinado a meses de irritação na pele e olhos inchados: adotar algumas estratégias por quem sofre de alergias é um bom começo. Quanto mais você souber, mais cedo poderá se salvar dos efeitos negativos. Então, fique atento:

Olheiras – Quando surgem alergias sazonais, é provável que ocorra um inchaço nos olhos. “As alergias desencadeiam mastócitos, que liberam histamina - o culpado por toda essa coceira - que causa inchaço nos vasos sanguíneos”, diz a dermatologista. “Esses vasos inchados causam edema e olheiras”. Esse é um tipo de problema que pode ser evitado quando você começa a tomar antialérgicos no começo das reações. A médica indica também o uso de um creme específico para a área dos olhos, que deve contar principalmente com cafeína vetorizada e vitamina K, para melhorar a microcirculação da região e ajuda a diminuir os edemas, e ácido kójico, para tratar a produção excessiva de pigmento por conta da inflamação. Esses ativos são contra indicados caso a alergia esteja ativa, na fase aguda, pois podem causar dermatite de contato.

Erupções cutâneas – A reação externa mais comum decorrente de alergias é a dermatite de contato, que se manifesta em erupções vermelhas, com coceira e escamas quando um produto entra em contato com a pele. É comum até mesmo que dermocosméticos, até então heróis para sua pele, virem vilões. “Isso tem a ver com a sensibilidade da pele, que aumenta por conta da reação sistêmica. Nesse período, é ideal evitar sprays de cabelo, que podem colocar sua pele com partículas aerossóis, além de evitar produtos com fragrâncias e óleos minerais. Também descanse sua pele de qualquer esfoliante químico ou outro ácido forte e sensibilizante, principalmente sem orientação médica”, afirma a dermatologista. E o que usar? “Você vai precisar de hidratantes calmantes. Eles são menos reativos, ajudam a formar a barreira protetora que sua pele precisa e, se forem combinados com ceramidas e ácido hialurônico, vão ajudar a reter umidade, fazendo exatamente o que sua pele precisa no momento”, afirma.

Nariz vermelho e inflamado – Ao assoar o nariz muitas vezes, a pele da região tende a ficar muito desgastada e ressecada com o atrito. Por esse motivo, lembre-se de reforçar a hidratação na região mais vezes durante o dia. “Do mesmo modo que, ao lavar as mãos em excesso ela fica ressecada, isso acontece com o nariz ao expelir esse muco nasal. E isso tende a ser até pior, porque geralmente há o contato com o papel ou lenço, depois com a água e sabonete para lavar a região, e isso vai dificultando a hidratação”. Regra de ouro para quem sofre com alergia? Mantenha seu hidratante por perto.

Rosto inchado – O inchaço é real e pode ser causado por pressão sinusal (a sinusite causa dor e pressão na cavidade nasal), alérgenos no ar e até por alimentos inflamatórios e que favorecem o edema. A médica indica o consumo de pelo menos dois litros de água por dia, pois isso é essencial para desinchar o corpo todo. “Água de coco e chá verde também são opções. Mas sempre se lembre de controlar a quantidade de sódio nas refeições, pois ele colabora na retenção de líquido. Produtos enlatados e processados são extremamente ricos em sódio. E fique de olho em sucos de caixinha, que também têm muito sódio na composição. Também fique de olho em alimentos inflamatórios, como doces, pães e pizzas”, afirma a médica. Também é importante que, assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva doce. “Eles vão ajudar na diminuição do edema”, diz a Dra. Paola. Outra dica é deixar, na noite anterior, sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. “A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica. Não esqueça de hidratar a pele com massagens suaves, para ajudar na circulação.

Por fim, a médica lembra que um dieta equilibrada, aumentando o consumo de couve, brócolis, repolho, couve-flor, vegetais que melhoram a eliminação de toxinas, vai beneficiar o corpo todo na diminuição do inchaço”, finaliza.

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF - Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar