Brasil,

Dia Mundial da Saúde Ocular: 60% dos casos de cegueira podem ser evitados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Braz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a maior causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos[1], porém, tratamentos avançados podem agir na progressão da doença evitando a perda total da visão.

Existem diversas causas que podem levar uma pessoa à perda parcial ou total da visão: degeneração macular relacionada à idade (DMRI), glaucoma, cataratas, edema macular diabético e erros de refração não corrigidos são algumas das mais comuns[2]. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas sofrem com algum distúrbio ocular, sendo que, 1 bilhão desses casos poderiam ter sido evitados, ou ainda precisam de tratamento[2]. Por isso, neste dia 10 de julho, Dia Mundial da Saúde Ocular, alertamos para os cuidados e atenção que devemos ter com a visão.

Com a pandemia do novo coronavírus, as regras de distanciamento social e quarentena forçaram a população a ficar em casa por um longo período, o que provocou reações diferentes nas pessoas. Um dos efeitos dessa nova realidade é o medo que foi instaurado devido à rápida disseminação do vírus. Esse sentimento pode ser benéfico em alguns casos, pois é um mecanismo de proteção do corpo[3], porém, em muitos casos, o medo pode gerar consequências mais graves, especialmente, se o paciente está em tratamento para alguma doença crônica. No caso de pacientes com problemas de visão, o receio de sair de casa para ir ao médico ou continuar um tratamento, pode acarretar problemas irreversíveis, como a cegueira.

Sérgio Pimentel, médico oftalmologista e chefe do serviço de retina do Departamento de Oftalmologia da HCFMUSP, afirma que as pessoas não devem deixar de ir ao oftalmologista. "O ideal é que todos visitem seu médico pelo menos uma vez ao ano, ou com maior frequência, dependendo do caso[4]. Outra recomendação é não parar um tratamento por conta própria. Porém, durante a pandemia foi possível notar uma queda acentuada nos atendimentos oftalmológicos, o que é preocupante, uma grande parte dos casos de cegueira podem ser evitados se diagnosticados e tratados precocemente[4]," esclarece o oftalmologista. "Por isso, ao perceber qualquer sintoma nos olhos, é importante buscar ajuda médica", ressalta.

Outra tendência observada durante esse período foi o aumento no consumo de informação online, o que significa um tempo considerável em frente a computadores, smartphones e tablets. Uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo mostrou que 29,2% dos respondentes têm jornadas, de estudo ou trabalho, de até quatro horas diárias e 30,6% dedicam de quatro a oito horas por dia em frente a telas[5].

Em resposta, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia publicou nota[6] alertando a população dos riscos trazidos pelo uso contínuo de aparelhos eletrônicos. Segundo a nota, "a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC) provoca uma série de sintomas visuais, entre os quais cansaço, sensação de corpo estranho, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento e turvação visual. Estima-se que até 90% dos usuários de computador por mais de três horas diárias apresentam algum tipo de sintoma relacionados à SRVC[6]".

O Dr. Sérgio reitera que, independentemente da causa, as doenças da visão precisam de atenção especial. "Seja qual for o sintoma, só um oftalmologista conseguirá avaliar o caso e garantir que o paciente seja tratado para evitar consequências mais sérias. Por isso, para os pacientes que deixaram de ir à consulta durante os últimos meses, é aconselhável que a remarquem suas consultas e sigam as orientações médicas", reforça o oftalmologista.

O funcionamento do olho e o surgimento de doenças oculares

O olho humano é um sistema complexo que nos permite uma precisão de imagem, foco e cores que são capturadas e enviadas ao nosso cérebro. Esse processo começa com a entrada do raio de luz na córnea, camada transparente na frente do olho, e pela pupila, que é o círculo escuro no centro do olho que se adapta de acordo com a luz recebida. Uma vez dentro do olho, esses raios passam pela lente que está atrás da íris, que por sua vez, focaliza a luz recebida na retina. A retina reveste a parte de trás do olho e é responsável por transformar a informação recebida em sinais neurais e transmiti-los ao cérebro, que vai então, processar os sinais, criando as imagens que vemos[7-8].

Pimentel explica que qualquer distúrbio em um dos componentes do sistema ocular pode comprometer a visão. "Existem alterações que podem causar doenças mais simples como a conjuntivite, que é a inflamação da membrana que reveste a parte branca do olho, até doenças mais graves como a retinopatia diabética, que está diretamente relacionada ao diabetes não controlado, provocando a diminuição da visão de maneira progressiva e, em alguns casos, subitamente[9]".

Segundo o médico, os erros de refração são as alterações mais comuns. "Miopia e astigmatismo são distúrbios bastante conhecidos da população[9] e, segundo a OMS, são responsáveis por cerca de 5 milhões de casos de cegueira reversível no mundo[10]. O tratamento desses erros de refração é feito com uso de óculos e lentes de contato e, em alguns casos, cirurgia[9]", explica. Porém, Dr. Sérgio alerta que conforme envelhece, os problemas com a visão tendem a aumentar, o que pede uma atenção maior por parte do paciente e familiares. "A maior causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos é a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que causa a perda progressiva da visão central[1], e apesar de ainda não ter cura, existem terapias avançadas que ajudam a diminuir a progressão da doença e preservar a visão do paciente, evitando a perda total[11]", afirma.

Prevenir é o melhor tratamento

Maria Julia da Silva Araújo, presidente da Retina Brasil, organização não governamental, formada para apoiar e informar pessoas com doenças da retina e seus familiares, diz que tem recebido alguns questionamentos de pacientes sobre o que fazer durante a quarentena. "O nosso papel na Retina Brasil é de orientar esses pacientes. E, especialmente, durante esse período de pandemia, temos incentivado todos eles a manterem contato com seu oftalmologista para que juntos decidam como prosseguir com o tratamento", diz Maria Julia.

A presidente da ONG enfatiza a importância do Dia Mundial da Saúde Ocular. "Os trabalhos que realizamos com pacientes e familiares são contínuos, porém, é fundamental aproveitarmos datas como esta para chamarmos ainda mais a atenção para a importância dos cuidados com a visão, não apenas dos pacientes, como também da sociedade como um todo", enfatiza Maria Júlia.

Sérgio Pimentel completa dizendo que devemos ficar atentos aos sinais, especialmente os pacientes com diabetes ou acima dos 50 anos. "Pacientes nos grupos de risco para doenças da retina precisam redobrar os cuidados e, ao perceber alguma alteração na visão, é preciso procurar um médico o mais rápido possível. Com um diagnóstico precoce, o médico conseguirá prescrever um tratamento que vai reduzir a progressão da doença, garantindo assim a qualidade de vida do paciente", finaliza o médico oftalmologista.

Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e estender a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em https://www.novartis.com.

Referências:

1 Age-related Macular Degeneration. Retina International. Disponível em: https://www.retina-international.org/our-eyes/common-conditions/what-is-age-related-macular-degeneration/. Acesso em 26/06/2020.

2 Blindness and vision impairment. Organização Mundial da Saúde. .Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/blindness-and-visual-impairment. Acesso em 26/06/2020.

3 Efeito pandemia: medo aparece com mais intensidade na população. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/efeito-pandemia-medo-aparece-com-mais-intensidade-na-populacao/. Acesso em 29/06/2020.

4 A importância da consulta periódica com o oftalmologista. Veja Bem: CBO em Revista. Disponível em: https://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_21.pdf. Acesso em 25/06/2020.

5 Pesquisa aponta aumento do consumo de jornalismo e mídias durante a quarentena. Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em: https://www.ufes.br/conteudo/pesquisa-aponta-aumento-do-consumo-de-jornalismo-e-de-midias-durante-quarentena. Acesso em 29/06/2020.

6 Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta para os riscos a visão com o aumento do uso de telas de smartphones, tablets e computadores. Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Disponível em: https://sboportal.netlify.app/regulamentos/covid-19-e-uso-excessivo-de-computadores. Acesso em 29/06/2020.

7 How your eyes work. Retina International. Disponível em: https://www.retina-international.org/our-eyes/how-your-eyes-work/. Acesso em 29/06/2020.

8 Como acontece a visão. Veja Bem: CBO em Revista. Disponível em: https://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_21.pdf. Acesso em 29/06/2020.

9 Doenças Oculares: quais são, tratamento, diagnóstico e prevenção. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doencas-oculares. Acesso em 25/06/2020.

10 Blindness and vision impariment prevention. Priority eye diseases. World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/blindness/causes/priority/en/index4.html. Acesso em 30/06/2020.

11 Hasenin Al-Khersan, Rehan M. Hussain, Thomas A. Ciulla & Pravin U. Dugel (2019) Innovative therapies for neovascular age-related macular degeneration, Expert Opinion on Pharmacotherapy, 20:15, 1879-1891, DOI: 10.1080/14656566.2019.1636031


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar