Brasil,

Dia da Insuficiência Cardíaca alerta para condição que exige cuidados por toda a vida

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabela Lucena
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Doença surge quando há um enfraquecimento do coração[1], causando repetidas internações. Além disso, pacientes com doenças cardíacas, como a IC, fazem parte do grupo de risco para a Covid-19.

O dia 9 de julho é marcado pelo Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca (IC), doença que ocorre quando o coração perde a capacidade de bombear a quantidade necessária de sangue para o corpo[1]. A data foi estabelecida pelo Departamento de Insuficiência Cardíaca, o DEIC, em homenagem ao aniversário de Carlos Chagas, médico e sanitarista brasileiro, responsável pelo descobrimento da tripanossomíase americana, a Doença de Chagas. A IC é uma doença crônica e, portanto, o seu diagnóstico precoce e o tratamento correto são importantes para que ela seja controlada.

Os sintomas são marcados pela falta de ar para atividades físicas[10], inchaços nos tornozelos e pés[10], e perda da capacidade física, que impactam a realização de atividades cotidianas e consequentemente na qualidade de vida[9]. Além de crônica, a IC é progressiva, ou seja, se agrava com o passar do tempo[1]. É também marcada por episódios agudos, quando os sintomas se intensificam, fazendo com que o paciente necessite de assistência médica e hospitalar de emergência, levando-o, na maioria dos casos, à internação. Estas situações podem ser evitadas com a adesão ao tratamento com medicamento e mudança nos hábitos de vida, sem interrupções.

Essa síndrome é a causa mais comum de hospitalização clínica em pessoas com idade acima dos 65 anos[2-4], sendo que, cerca de metade das que são hospitalizadas morrem em cinco anos[2-4]. Aproximadamente 23 milhões de pessoas são acometidas com a IC globalmente[5], das quais 3 milhões só no Brasil[6]. A prevalência da condição vem aumentando consideravelmente nos últimos anos em todo o mundo[7], tornando-se um grave problema de saúde pública[8] - de acordo com estudos, a insuficiência cardíaca provoca de duas a três vezes mais mortes que cânceres avançados, como o de intestino e de mama[9].

Dr. Felix Ramires, cardiologista e médico da Unidade Clínica de Miocardiopatias do InCor-HCFMUSP e Coordenador do Programa de IC do HCor, afirma que "quando a IC é acompanhada cuidadosamente e mantida sob controle com um tratamento medicamentoso, em conjunto com a adoção de hábitos saudáveis, as chances de consequências e internações constantes diminuem consideravelmente. A recomendação é que, ao perceber qualquer sintoma, o paciente busque ajuda médica", enfatiza o cardiologista.

Insuficiência Cardíaca e Covid-19

Os pacientes que sofrem de doenças cardiovasculares, como a IC, estão no grupo de risco para a Covid-19 e a orientação de profissionais e órgãos da saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de que os cuidados devem ser redobrados nesse período. Ramires explica que "deixar de tratar sua doença de base crônica, como no caso da insuficiência cardíaca, pode aumentar o risco de complicações e até de morte".

Segundo o Ministério da Saúde, na semana de 14 a 20 de junho, a comorbidade e/ou fator de risco mais frequente nos óbitos causados pela Covid-19 foram de pacientes que apresentavam alguma doença cardíaca[12]. Ramires reforça a importância de se manter atento e não ter receio de ir a uma emergência ou pronto socorro, por medo de contágio pelo novo coranavírus. "Se o paciente notar piora dos sintomas não deve esperar ou ficar com medo de ir a um hospital, pois os centros de atendimento médico, especialmente os de urgência cardíaca, foram adaptados e estão preparados para atender com segurança esses pacientes", completa.

Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e estender a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em https://www.novartis.com .

Referências

1. Heart failure matters. What goes wrong in heart failure? Disponível em: https://www.heartfailurematters.org/en_GB/Understanding-heart-failure/What-goes-wrong-in-heart-failure. Acesso em 26/06/2020.

2. Ponikowski O, Voors AA, Anker SD, et al. 2016 ESC Guideline for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2016 May 20.

3. Heart Failure Matters. Symptoms of heart failure. Disponível em: https://www.heartfailurematters.org/en_GB/Understanding-heart-failure/Symptoms-of-heart-failure (Acessado em 06/07/2017).

4. Heart Failure Matters. Heart failure clinics and management programmes. Disponível em: https://www.heartfailurematters.org/en_GB/What-can-your-doctor-do/Heart-failure-clinics-and-management-programmes (Acessado em 06/07/2017).

5. Najafi F, Jamrozik K, Dobson AJ. Understanding the epidemic of heart failure: a systematic review of trends in determinants of heart failure. Eur J Heart Fail. 2009;11(5):472-9.Disponivel em https://www.scielo.br/pdf/ijcs/v30n3/pt_2359-4802-ijcs-30-03-0189.pdf. Acessado em 20/02/2019

6. Stevens B, Pezzullo L, Verdian L et al. The Economic Burden of Heart Diseases in Brazil. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2016 Poster code: PS023.

7. Schocken DD, Benjamin EJ, Fonarow GC, Krumholz HM, Levy D, Mensah GA, et al; American Heart Association Council on Epidemiology and Prevention; American Heart Association Council on Clinical Cardiology; American Heart Association Council on Cardiovascular Nursing; American Heart Association Council on High Blood Pressure Research; Quality of Care and Outcomes Research Interdisciplinary Working Group; Functional Genomics and Translational Biology Interdisciplinary Working Group. Prevention of heart failure: a scientific statement from the American Heart Association Councils on Epidemiology and Prevention, Clinical Cardiology, Cardiovascular Nursing, and High Blood Pressure Research; Quality of Care and Outcomes Research Interdisciplinary Working Group; and Functional Genomics and Translational Biology Interdisciplinary Working Group. Circulation. 2008;117(19):2544-65. Disponivel em https://www.scielo.br/pdf/ijcs/v30n3/pt_2359-4802-ijcs-30-03-0189.pdf. Acessado em 20/02/2019

8. Bocchi EA, Marcondes-Braga FG, Bacal F, Ferraz AS, Albuquerque D, Rodrigues Dde A, et al. [Updating of the Brazilian guideline for chronic heart failure - 2012]. Arq Bras Cardiol. 2012;98(1 Suppl. 1):1-33. Disponivel em https://www.scielo.br/pdf/ijcs/v30n3/pt_2359-4802-ijcs-30-03-0189.pdf. Acessado em 20/02/2019

9. P. Mease, et al. Subcutaneous Secukinumab Inhibits Radiographic Progression in Psoriatic Arthritis: Primary Results from a Large Randomized, Controlled, Double-Blind Phase 3 Study. Presented as a late-breaker at the 2017 ACR/ARHP Annual Meeting. November 7, 2017.]

10. Coates LC, Kavanaugh A, Mease PJ et al. Group for Research and Assessment of Psoriasis and Psoriatic Arthritis 2015 Treatment Recommendations for Psoriatic Arthritis. Arthritis Rheumatol. 2016 May;68(5):1060-71.

11. Diário Oficial da União (DOU), de 24 de janeiro de 2018. Edição 18 - Seção 1, p123. Portaria Nº 3, de 24 de janeiro de 2018.

12. Ministério da Saúde. Boletins Epidemiológicos Coronavírus. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/boletins-epidemiologicos. Acesso em 25/06/2020.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar