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Do medicamento ao refrigerante: a história da evolução das farmácias e a inserção dos produtos de conveniência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Agner Corazza
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
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Hoje, farmácias oferecem uma gama de produtos variados para os seus consumidores

No Brasil, o primeiro boticário surgiu no século XX, oriundo de Portugal. Nos anos 50, a sociedade começou a utilizar dos conhecimentos dos fármacos para a compra de remédios. Com isso, as pesquisas na área farmacêutica, bem como a industrialização e comercialização de medicamentos ganharam força. Mas o cenário das boticas, dos fármacos e dos próprios boticários mudou muito desde então. Hoje, além das transformações na própria área farmacêutica, os estabelecimentos também mudaram muito. Desde 1973, com a criação da Lei Federal n° 5.991 do Conselho Federal de Farmácia, foi introduzido o termo drugstore - espécie de minimercado que vende produtos de higiene, perfumaria, jornais entre outros. Com isso, as farmácias foram agregando as mercadorias e hoje já são muito diferentes desde o seu surgimento.

“Por quase 15 anos, fui funcionário da empresa e sempre me dediquei ao máximo. Neste longo período acompanhei muitas mudanças, como a chegada dos produtos de conveniência nas lojas. Antes, a farmácia era sinônimo de venda de medicamentos e hoje podemos oferecer ao cliente um mix de produtos que vai desde perfumaria até alimentos e bebidas”, comenta Amilton Coelho, morador de Palhoça, em Santa Catarina, que há mais de anos trabalha no ramo farmacêutico.

Inclusão da tecnologia

Seguindo os passos da evolução na comercialização de produtos nas farmácias, outro ponto que ganhou destaque foram as ferramentas tecnológicas ligadas ao negócio. Sistemas de gestão de farmácias, websites, vendas por WhatsApp, redes sociais entre outras opções, facilitam a gestão das vendas e a comunicação efetiva com os consumidores. Para o diretor de marketing da mypharma.com.br, Carlos Henrique Soccol é crucial que os lojistas adotem algumas ferramentas para se manterem competitivos no mercado.

“Por questões de sobrevivência, o lojista precisa ter um bom ERP, que é um software que integra todas as soluções digitais de gestão em uma única plataforma; um website interessante e redes sociais para divulgar sua marca e produtos”, sugere.

Além de um sistema de gestão eficiente é importante que o lojista implemente estratégias do meio digital para o negócio. Com a pandemia do novo Coronavírus, as vendas online cresceram e seguem nesse ritmo de ascensão. Manter estratégias bem preparadas para atender ao público é fundamental.

“Para o lojista atual é importante ter o ciclo completo: WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Meu Negócio e um bom site otimizado para ranquear no Google. Mas ainda mais importante que estar em todas as redes, é estudar marketing digital para delegar a função a um colaborador ou empresa terceirizada. Estudar antes de contratar fará toda a diferença. No próprio blog da www.mypharma.com.br/blog/ tem vários artigos sobre o tema. Vale a pena a leitura”, incentiva Carlos.


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