Brasil,

Lei da Cesárea é julgada inconstitucional pelo TJ SP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Codeputada Raquel Marques (Rede) foi forte oposição a PL 17.137/2019 e desabafa "Uma vitória em meio ao caos"

O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou inconstitucional a PL 17.137/2019. Trata-se da Lei que autorizou cesáreas sem indicação médica do SUS no estado. “Em tempo de negacionismo da ciência e do direito a saúde, uma vitória. Eu avisei, o movimento de mulheres avisou, as doulas avisaram, o Coren avisou, a Sogesp avisou, pesquisadoras avisaram, a defensoria avisou. A má política prevaleceu em troca de agrados futuros”, desabafa a codeputada Raquel Marques.

A chamada "Lei da Cesárea" tinha sido sancionada em agosto de 2019 pelo governador João Dória (PSDB), após o projeto ter sido aprovado em regime de urgência pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em proposta feita pela deputada Janaína Paschoal (PSL).

“Foram dias e noites na luta, articulando, telefonando e argumentando. Fizemos luta interna e nas ruas. Judicializamos pela irregularidade da tramitação e perdemos. O juiz considerou "interna corporis". Quando a lei foi aprovada judicializamos mais uma vez. Monica Seixas (Psol) e Marina Medeiros Helou (Rede) foram imprescindíveis no plenário”, explica o processo.

O Brasil, segundo o estudo científico The Lancet 2018, é o segundo país com maior taxa de cesáreas do mundo, ficando atrás somente da República Dominicana. A porcentagem de nascimento por cirurgias aqui chega a 55,5%, quando segundo a ONU o ideal seria algo em torno de 15%. Os números são ainda mais assustadores se compararmos a rede pública a privada. Segundo a UNICEF, as cesarianas representam 40% dos partos realizados na rede pública e 84% na particular. Esta lei só colocaria o país no topo do mundo.

Um Órgão Especial do TJ-SP ao analisar o projeto chegou à conclusão de que a lei invade a jurisdição legislativa da União. A inconstitucionalidade foi aprovada por unanimidade entre os 25 membros do Órgão Especial do TJ-SP, que seguiram voto do relator do processo.

“Nós, mulheres, não somos moeda de troca. Merecemos o mais alto nível de assistência à saúde. A lei caiu, mas a luta continua”, finaliza Raquel Marques.

Mais Sobre Raquel Marques:

Raquel Marques é ativista pelo parto humanizado, mestre em Saúde Pública, doutora em Medicina Preventiva, presidente da Associação Artemis e codeputada estadual em São Paulo, pelo mandato coletivo da Bancada Ativista, que tem Mônica Seixas como porta-voz.

Histórico sobre o tema:

Requerimento inicial da PL das Cesáreas

https://www.facebook.com/raquel.marques/posts/10214895417163432

Argumentos Raquel Marques contra a PL das Cesáreas

https://www.facebook.com/raquel.marques/posts/10214772665814725

Debate Raquel Marques vs Paschoal rádio CBN

https://www.facebook.com/watch/?v=361539741174986

Bancada ativista contra a PL das Cesáreas

https://www.facebook.com/bancadaativista/videos/1060598304133985/?v=1060598304133985


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar