Brasil,

Você é um falso magro? Saiba que gordura abdominal pode ser mais perigosa do que sobrepeso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Você é um falso magro? Saiba que gordura abdominal pode ser mais perigosa do que sobrepeso

O acúmulo de gordura visceral é considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e o AVC

Você já escutou o termo “falso magro”? O falso magro, geralmente, é aquela pessoa que come bastante e parece apresentar boa forma. Porém, basta levantar ou tirar a camisa que acaba revelando que possui certa saliência abdominal. Mas como pode uma pessoa acumular gordura abdominal e ser magro no restante do corpo? “Pessoas com esse tipo de corpo, apesar de não aparentarem, podem estar com percentuais de gordura acima da média e isso pode ser um risco à saúde”, afirma a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Quando estamos por avaliar a nossa forma e a nossa saúde, é muito comum nos atermos apenas ao que mostra a balança; quando muito, fazemos o cálculo do índice de massa corpórea (IMC). No entanto, hoje se sabe que essas duas medidas não refletem de forma efetiva a qualidade da nossa forma física. Por exemplo, os “falsos magros” não são denunciados pela balança e nem pelo cálculo de índice de massa corpórea. “O acúmulo de gordura abdominal pode ser mais perigoso do que ter o peso elevado, pois a gordura visceral – essa, localizada na barriga –, é responsável por diversos problemas relacionados ao nosso metabolismo e à saúde cardiovascular. Estudos já comprovaram que, mesmo que você esteja dentro dos parâmetros normais de IMC (com até 24,9), pode apresentar problemas por conta de altos níveis de colesterol, triglicérides e glicose”, alerta a nutróloga. Um indicativo desse problema é dado pelo exame de biompedância, que consegue identificar a disposição de gordura e músculos em regiões como tronco, membros superiores e membros inferiores. “Com relação aos índices de colesterol, triglicérides e glicose, o ideal passar por um médico que pedirá um exame de sangue”, afirma.

Segundo a Dra. Marcella, esta gordura funciona, para o seu corpo, como uma energia reserva, ou seja, um “estoque”. Portanto, quanto mais calorias consumimos (sem queimá-las), mais gordura estocamos. Mas qual é a causa desse acúmulo? A médica explica que isso é causado, basicamente, por dois fatores: sedentarismo e má alimentação.

Como um falso magro quer perder apenas barriga e não peso como um todo, terá que unir uma boa dieta alimentícia e exercícios físicos. “Para sair do sedentarismo, o objetivo, nesse caso, é trocar gordura por músculo, e não perder peso. Então, o ideal é investir em exercícios de ganho de massa muscular e em atividades aeróbicas de muito volume e baixa intensidade, para manter a queima de gordura sem emagrecer demais. Quanto mais massa magra tiver, mais fácil ficará queimar a gordura localizada”, explica.

E quanto à alimentação? “A pessoa que possui essa condição deve evitar os alimentos que aumentam os níveis de glicose e insulina, como os açúcar e carboidratos refinados, além dos alimentos ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e aqueles que tem uma quantidade de nutrientes e fibras que aumentam a fermentação e, consequentemente, a distensão abdominal”, afirma. Segundo ela, o álcool, devido às calorias e ao gás resultante da fermentação, pode também contribuir para o aumento da distensão abdominal e, se o consumo de grandes volumes for frequente, pode acarretar em aumento da gordura visceral. “Dê preferência às proteínas magras, aos vegetais, e aos carboidratos e gorduras de boa qualidade. Alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo também podem ser benéficos, como canela, gengibre, chá verde, pimenta vermelha, entre outros”, complementa.

Por fim, a médica alerta para duas coisas importantes: ficar atento aos exames sanguíneos e realizar um acompanhamento nutrológico. “Exames sanguíneos como o de glicose, colesterol e triglicérides podem ajudar a sinalizar problemas relacionados a esse acúmulo de peso na região abdominal. O nutrólogo, por sua vez, saberá como elaborar um plano de alimentação para controlar essas alterações metabólicas e indicar a dieta ideal para a transformação dessa gordura visceral em massa magra”, finaliza.

FONTE: DRA. MARCELLA GARCEZ

Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar