Brasil,

Estresse de quarentena: por que você precisa parar agora de morder ou lamber os lábios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Estresse de quarentena: por que você precisa parar agora de morder ou lamber os lábios

Os efeitos colaterais de curto prazo de mordidas e lambidas consistentes nos lábios podem incluir erupção cutânea labial, com sensação de queimação, além de infecções, que podem causar dor, inchaço, ressecamento e sangramento

A ansiedade e o estresse estão mexendo com alguns dos hábitos de muitas pessoas. O problema é que, quando não lidamos ou aceitamos bem nosso estado emocional, tendemos a realizar maus hábitos, na maioria das vezes involuntários. E um dos principais é morder ou lamber os lábios com frequência. “Essa é uma região extremamente delicada, de pele fina, formada por uma semimucosa, ou seja, uma transição da mucosa oral para a pele ao redor dos lábios. Essa já é uma região amplamente agredida, por conta do movimento da musculatura, entrar em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosmético, além da ação de agressores ambientais, principalmente no inverno com o vento frio e a radiação solar. Lamber ou morder os lábios pode ser ainda mais preocupante nesse sentido, podendo gerar sensação de queimação, infecções, dor, inchaço, ressecamento e sangramento”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo a médica, lambidas e mordidas constantes nos lábios pode causar uma "erupção cutânea labial" rosa e escamosa, ou seja: lábios rachados. "Essa pele quebrada ou rachada pode ser porta de entrada para microrganismos que levam a infecções, causando inchaço, dor e sangramento", diz. Morder os lábios especificamente pode causar cicatrizes e surtos de herpes labial, devido ao maior potencial de infecção da pele rachada. "Essa prática também pode causar ruptura ou bloqueio de uma glândula salivar, que se manifesta como um nódulo no lábio chamado mucocele", diz ele.

Outro problema da constância desse mau hábito é o desenvolvimento de uma pele espessa (liquenificação), geralmente caracterizada por descoloração marrom ou branca. “Isso pode fazer a linha labial natural começar a parecer um pouco distorcida”, explica a médica.

Como parar de morder ou lamber os lábios

Aprender a parar de morder ou lamber os lábios pode ser muito difícil, porque na maior parte são hábitos inconscientes. “Eliminar esses hábitos pode exigir ajuda de alguns tratamentos tópicos, mas é a quantidade de força de vontade e esforço que você coloca nele que determinará o seu sucesso”, diz a médica.

O primeiro passo é identificar o hábito e o que provavelmente o desencadeará. "Estar ciente de seus comportamentos e desejar ajuda: isso é fundamental", diz a médica. "Sem isso, quaisquer recomendações são infrutíferas". Depois de fazer isso, é necessário buscar ajuda psicológica ou técnicas de relaxamento de modificação comportamental. Lembre-se de que esse tipo de treinamento não funcionará da noite para o dia, então é necessário ter paciência.

Depois de iniciar o trabalho mental necessário para parar de morder ou lamber os próprios lábios, você pode começar a tratar os lábios com tratamentos tópicos, desde que sejam feitos com os ingredientes certos. "O dermatologista indicará o produto a ser aplicado sobre a pele que não seja tóxico, que permaneça e não irrite a pele, ao mesmo tempo em que realmente atuará como um impedimento para o hábito", diz a médica. Cremes com cortisona e pomadas mais gordurosas desencorajam a lamber, pela consistência que fica na pele.

Além disso, a dermatologista lembra que lamber os lábios de forma consistente é mais comum em pacientes com pele seca ou eczema, ou então no inverno, por conta da baixa umidade do ar. “Por isso, vale a pena usar hidratantes com FPS para a região, a fim de mantê-la hidratada, evitando passar a língua, já que a saliva dá uma falsa sensação de umedecimento em um primeiro momento, mas agrava o ressecamento depois”, finaliza a médica.

FONTE: DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar