Hospital São Camilo ilumina suas fachadas de azul para conscientização sobre autismo
Campanha traz informações ao público interno e externo sobre o transtorno que afeta uma em cada 110 pessoas no mundo
Em apoio à campanha Abril Azul, no mês em que é lembrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo ilumina as fachadas das suas Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga. A proposta visa trazer informação e conscientizar as pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Estima-se que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), uma em cada 110 pessoas tem TEA, sendo sua maioria do gênero masculino, já que o transtorno é de duas a quatro vezes mais frequente em meninos do que em meninas.
Durante o mês de abril, o Hospital São Camilo divulgará conteúdos em suas redes sociais com informações sobre o TEA, incluindo um material exclusivo onde o neurologista Dr. Edson Issamu Yokoo explica a diferença entre crise e birra.
Em atenção ao atual cenário de pandemia do COVID-19, a Rede utilizará seus canais de comunicação interna também para propagar informação e orientações sobre cuidados especiais e ajudar a pessoa com TEA durante o período de isolamento social.
O que é o TEA?
O autismo é um problema psiquiátrico que afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.
De acordo com o neurologista, o TEA costuma ser identificado na infância, sobretudo na faixa etária entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais possam surgir já nos primeiros meses de vida.
“Crianças com autismo apresentam desenvolvimento físico normal. O que ocorre é que elas têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e podem ter sua capacidade de aprendizado afetada”, destaca o médico.
Por não haver exames específicos para detecção do TEA, para realização do diagnóstico, o médico considera o histórico do paciente, os relatos dos pais e a observação de seu comportamento, identificando sinais e sintomas como ausência de contato visual com a mãe, inclusive durante a amamentação; ansiedade e agressividade; movimentos repetitivos de tronco, mãos e cabeça; apatia ou inquietação exacerbada; e pouca vontade para falar ou repetição de palavras que ouve.
Há ocasiões ainda nas quais é possível notar resistência a mudanças na rotina, externada, por exemplo, por uma frequente recusa a provar alimentos ou aceitar um novo brinquedo, e até uma surdez aparente, cogitada já que a criança não atende aos chamados dos adultos ou dos colegas.
Atualmente, o Transtorno do Espectro Autista possui uma classificação única, com diferentes graus de funcionalidade, que determinam propostas variadas em seus tratamentos, em geral multidisciplinares (conduzidos por médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos).
“Apesar de não ter cura, quando as intervenções e acompanhamentos são iniciados precocemente, há boa chance de melhora nos sinais do autismo”, destaca o especialista do Hospital São Camilo.
Dr. Edson Issamu Yokoo relembra que remédios para lidar com o TEA só são prescritos em circunstâncias nas quais o paciente apresente agressividade ou outras doenças paralelas, como depressão.
Rede de Hospitais São Camilo
A Rede de Hospitais São Camilo é composta por três hospitais modernos em São Paulo, que ficam nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, capacitados para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, além de realizar transplantes de medula óssea.
Hoje, a Rede presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece aproximadamente 800 leitos e um quadro clínico de mais de 7,4 mil médicos qualificados.
As unidades possuem importantes acreditações internacionais, como a Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, e a Acreditação Internacional Canadense.
A Rede faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma organização religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis há mais de 400 anos. No Brasil desde 1922, a Rede conta com expertise, tradição em saúde e gestão hospitalar.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário