Coronavírus mostra necessidade de redistribuição de tributos para municípios
Para o professor da FECAP e especialista em Contabilidade e Orçamento Público Aldomar Guimarães dos Santos, a pandemia de coronavírus mostra a necessidade de redistribuir os tributos melhor, principalmente para estados e municípios. Sem essa reforma, nenhuma outra reforma fiscal ou tributária vai colocar o Brasil ‘nos trilhos’.
Na opinião do especialista, a melhor reforma é a do modelo de distribuição de tributos, privilegiando cidades e regiões metropolitanas, que abrigam mais de 80% da população e demandam uma gama de serviços específicos e mais complexos. O coronavírus ao que parece afeta mais as regiões mais densamente povoadas, portanto, é preciso pensar em políticas públicas urbanas e metropolitanas.
"Entendo que é preciso uma reavaliação do modelo tributário, privilegiando municípios, com recurso ficando mais perto da população. Os recursos concentrados nas esferas estaduais e federais não ajudam pelo distanciamento das necessidades locais. Enquanto não privilegiarmos isso, a situação nada mudará. Quem tem fome e precisa de emprego não liga para questões geográficas", diz.
O Estado precisa ter equilíbrio nos gastos públicos. "Grandes valores acabam gerando grandes movimentos. Quanto mais a solução esteja perto do cidadão, tanto melhor; além disso nas cidades, os valores envolvidos são menores, mais fáceis de controlar. Acredito em política pública pautada na integração das três esferas de governo, municipal, estadual e federal".
REFORMAS NÃO AJUDARAM
O Brasil já vinha de um cenário fiscal complicado, com reformas paradas ou aprovadas pela metade. Mas esse cenário, aliado ao coronavírus, não contribui para o aprofundamento do rombo fiscal. "Não acho que as reformas resolvam o problema, elas não trouxeram resultado e investimento que deveriam trazer a curto prazo. Todas as reformas foram com promessas de investimentos de longo prazo, logo, não há como resolver o problema a curto prazo".
Ele ainda diz que o Estado tem que ser equilibrado, nem mínimo nem excessivo. E áreas importantes, como Saúde e Educação, precisam receber investimentos para que o cenário seja positivo no futuro.
O rombo fiscal também tem a ver com resultado do retorno do investimento dos impostos pagos pela população. "A sonegação fiscal tem a ver com bem-estar, e o Estado tem que devolver impostos em benefícios. É preciso mostrar resultados, com investimento em educação, saneamento, saúde e fiscalização. Quanto menor a fiscalização, maior a sonegação".
Sobre a FECAP
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário