Homens com disfunção erétil podem ter risco de morte aumentado, diz estudo
Um estudo que seria apresentado no ENDO 2020, a reunião anual da Sociedade Americana de Endocrinologia, chegou à conclusão de que homens com disfunção erétil têm risco de morte aumentada, independentemente de seus níveis de testosterona.
Segundo o Dr. Marcelo Lorenzi, médico urologista do Centro Integrado de Urologia (CIU), a disfunção erétil pode preceder sintomas cardiovasculares em até 10 anos. Por este motivo, os médicos urologistas devem estar atentos ao atenderem pacientes com estas queixas, encaminhando a outros especialistas sempre que houver suspeita.
"Um paciente com disfunção erétil pode apresentar deficiência na irrigação dos microvasos periféricos que, com o passar do tempo, afetarão estruturas vitais, como o miocárdio".
O evento, que seria realizado em março último, na Califórnia, Estados Unidos, mas foi cancelado em virtude da pandemia da COVID-19, foi publicado em um suplemento especial do Journal of the Endocrine Society, a publicação científica da entidade médica organizadora do evento.
Segundo o Prof. Dr. Leen Antonio, pesquisador principal do estudo, médico do Hospital KU Leuven, na Bélgica, doença vascular e baixos níveis de testosterona, que prejudicam a função erétil, podem ser um sinal precoce de aumento do risco cardiovascular e da mortalidade.
Os baixos níveis de testosterona têm sido associados a um maior risco de morte em homens de meia idade e de idade mais avançada, mas os resultados do estudo ainda são inconsistentes, afirmou o especialista.
Os pesquisadores utilizaram dados do Estudo Europeu do Envelhecimento Masculino (EMAS), um grande estudo observacional desenvolvido para investigar alterações hormonais relacionadas à idade, com uma ampla gama de informações em saúde. Foram analisados dados de 1.913 participantes de cinco centros médicos diferentes, incluindo a relação entre medidas hormonais e função sexual ao longo de 12 anos.
Durante o acompanhamento, 483 homens (25%) morreram. Nos homens com níveis normais de testosterona, a presença de sintomas sexuais, particularmente disfunção erétil, aumentou o risco de morte em 51%, quando comparados a homens sem esses sintomas.
O resumo do estudo está disponível em https://www.endocrine.org/-/media/endocrine/files/endo2020/abstracts/antonio-abstract.pdf
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário