Cuidados para pacientes cardiopatas durante a pandemia de COVID-19
A pandemia de COVID-19 tem chamado a atenção de todo o planeta e muito se fala a respeito dos grupos de riscos. Neste contexto, é preciso ter atenção aos pacientes com doenças cardíacas. Com os hospitais tomados por pessoas infectadas pelo coronavírus, cardiopatas têm evitado ao máximo procurar pelas instituições de saúde., o que pode ocasionar problemas mais sérios. É preciso estar atento aos sinais do corpo e procurar ajuda em caso de alteração na saúde do coração.
Estudos vêm mostrando que, além do quadro pulmonar, o coronavírus aumenta o risco de complicações cardíacas pois potencializa os fatores que levam a um infarto ou a outras doenças isquêmicas.
Seguindo as medidas de segurança recomendadas para OMS, a população segue em isolamento social. O cenário de incertezas somado ao confinamento potencializa quadros de ansiedade. O estresse aumenta o nível de adrenalina no organismo e pode levar ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Cardiopatas sofrem mais com estes sintomas. Por isso, é extremamente importante estar atento e procurar o médico ao menor sinal de alerta.
É fundamental que pacientes cardiopatas mantenham os cuidados com a saúde, mesmo em quarentena. Uma alimentação balanceada, exercícios físicos e uma rotina saudável, ainda que com as limitações do confinamento, são grandes aliados para manter a saúde, de todo o corpo, em dia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>