Brasil,

Dores no Tornozelo: o que eu tenho Doutor?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Boulanger Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O Tornozelo é a articulação é articulação que pode sustentar mais de seis vezes nosso peso corporal em algumas atividades que realizamos. Incrível não é? Ele desempenha importante função nas atividades mais simples do nosso dia-a-dia, como subir escadas, levantar-se da cama, agachar, caminhar e correr. Dores nesse local podem estar relacionadas a traumas, sobrecargas, atritos com os calçados, excesso de atividades físicas, ou doenças específicas dos tendões, da cartilagem, dos ligamentos e do próprio osso.

As entorses do tornozelo (torções) são umas das causas mais comuns de atendimento Ortopédico no Pronto Socorro e seu tratamento inadequado pode levar a dores crônicas e instabilidade (pela lesão dos ligamentos). Devemos ter atenção aos sinais de alerta que devem motivar a procura de um profissional especializado: inchaço, manchas escuras (hematoma), limitação do movimento, incapacidade de pisar no chão e deformidades.

De todos os tendões que cruzam o tornozelo, o tendão calcâneo (tendão de Aquiles) é o foco mais comum de dor. Normalmente, as dores estão relacionadas a inflamação e degeneração crônica do tendão, caracterizando a conhecida “tendinite”. Em casos agudos, a ruptura desse tendão pode ocorrer, comumente acompanhada de uma sensação de “levar um pedrada“ na região posterior (atrás) da perna.

A cartilagem, por sua vez, é um dos tecidos mais frágeis desta região, pois tem um baixo potencial de cicatrização e regeneração. Essas lesões podem ocorrer por traumas, entorses, fraturas no passado e podem ser limitantes, levando a dores profundas no tornozelo.

A artrose do tornozelo, outra causa comum de dor, pode ser consequência de lesões da cartilagem, de ligamentos ou fraturas. Essa doença se caracteriza por dor local limitante, limitação de movimento, dificuldade para andar e pode ser até mesmo a causa de uma alteração na marcha (mancar).

Obviamente, os avanços da medicina hoje propiciam para a maioria dos pacientes tratamentos efetivos capazes de restaurar a função da articulação e curar a dor.

Dr. Daniel Baumfeld e Dr. Tiago Baumfeld

Irmãos, Especialistas em Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo. Sempre em busca pela Medicina de Excelência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar